PUBLICIDADE

Europa

Berlusconi diz que é "inocente" e que não "se rende"

4 ago 2013 - 14h55
Compartilhar

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, sobre o qual pesa desde quinta-feira uma sentença de quatro anos de prisão por um delito de fraude fiscal, afirmou neste domingo que "é inocente" e que "não se rende".

"Se um domingo, 4 de agosto, com 40 graus na sombra e o asfalto que queima e após horas de viagem, uma maré de gente veio para demonstrar afeto, eu me sinto no dever de manter meu compromisso e seguir aditente com ainda mais estusiasmo e paixão", afirmou o ex-mandatário.

Berlusconi se dirigiu assim às centenas de pessoas que participaram da manifestação organizada pelos membros de seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), perante sua residência em Roma para demonstrar solidariedade após a condenação ditada pela Suprema Corte e que pôs fim a um processo de sete anos pelo chamado caso Mediaset.

Berlusconi também reiterou o apoio de seu partido ao Governo de coalizão que preside Enrico Letta e da qual fazem parte membros do PDL, assegurando que o Executivo deve seguir adiante e aprovar as medidas econômicas propostas.

Em um momento no qual a estabilidade e a continuidade do Executivo foi posto em dúvida, com o aumento das tensões no já delicado equilíbrio entre o PDL e o Partido Democrata (PD) de Letta, o ex-primeiro-ministro reivindicou o "senso de responsabilidade" de sua formação.

"O interesse da Itália está acima de tudo", afirmou Berlusconi, que, visivelmente emocionado, assegurou que passou "jornadas de angústia" e os dias "mais dolorosos" de sua vida.

"Repassei o que fiz como filho, como pai, como empresário, como cidadão e servidor do Estado. Quando leio o que se escreve sobre mim nos jornais, me vejo como em um espelho com minha imagem deformada. Uma imagem que não é Silvio Berlusconi", dissew, entre os aplausos de seus seguidores.

Berlusconi, que além disso enfrenta a uma condenação de inabilitação para o exercício de cargos públicos cuja duração ainda está pendente de ser definida, criticou de novo a magistratura e acusou os juízes de estarem politizados e de atuarem em favor dos interesses da esquerda, ao afirmar que a "Mediaset" nunca emitiu faturas falsas e que nos anos nos quais é acusado de ter idealizado essa trama de fraude, ele era primeiro-ministro e se ocupava de política.

"A magistratura quis me deixar fora (da política) durante 20 anos, agora alcançaram seu objetivo", afirmou Berlusconi, que, no entanto, assegurou que não se rende.

EFE   
Compartilhar
Publicidade