PUBLICIDADE

Europa

Berlim anuncia envio de armas aos curdos que combatem o EI

A Alemanha enviou aos peshmergas material de combate no valor de 70 milhões de euros em 2014

29 jan 2015 - 10h11
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Forças curdas mantêm as suas posições na linha de frente para combater os terroristas do Estado Islâmico, no norte do Iraque, em 21 de janeiro
Forças curdas mantêm as suas posições na linha de frente para combater os terroristas do Estado Islâmico, no norte do Iraque, em 21 de janeiro
Foto: Kurdistan Region Security Council / AP

A ministra de Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira novos envios de armas e munição às tropas curdas que combatem os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque.

A política conservadora adiantou em entrevista na emissora pública alemã ARD que entre meados e final de fevereiro estes envios vão ser realizados, já que para os "peshmergas", os soldados curdos, "falta basicamente de tudo".

O Bundeswehr (Exército alemão) já enviou em 2014 à autonomia curda no Iraque material de combate no valor de 70 milhões de euros, com o qual cerca de 10 mil soldados, 10% dos pershmergas, foram convenientemente munidos.

Poderá estar nesse lote uma remessa de mísseis antitanque do tipo "Milan", de fabricação europeia. Os curdos já haviam recebido anteriormente 500 unidades desse modelo e 30 plataformas de lançamento.

Ursula viajou há duas semanas ao Iraque para analisar o envio de armas alemãs aos curdos, uma decisão polêmica em Berlim, devido às reservas nacionais e o debate sobre o envolvimento nos conflitos internacionais.

Durante essa visita, os pershmergas pediram à ministra alemã mais armas antitanque, como os mísseis de fabricação europeia "Milan".

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade