PUBLICIDADE

Mundo

Bento XVI reza Missa da Ressurreição perante 100 mil pessoas

24 abr 2011 - 06h24
(atualizado às 09h28)
Compartilhar

Dezenas de milhares de fiéis, cerca de cem mil segundo fontes vaticanas, participam na praça de São Pedro do Vaticano da missa solene do Domingo da Ressurreição, oficiada pelo papa Bento XVI. Depois da missa, o Pontífice lerá a Mensagem Pascoal e dará a bênção Urbi et Orbi, à cidade de Roma e a todo o mundo. Bento XVI, 84 anos, concelebra a missa com os cardeais Jean Lous Tauran e Raffaele Farina. Participam do rito dezenas de cardeais, bispos e sacerdotes.

Neste domingo de Páscoa, cerca de cem mil fiéis participam na praça de São Pedro do Vaticano da missa solene do Domingo da Ressurreição, oficiada pelo papa Bento XVI
Neste domingo de Páscoa, cerca de cem mil fiéis participam na praça de São Pedro do Vaticano da missa solene do Domingo da Ressurreição, oficiada pelo papa Bento XVI
Foto: AP

Como ocorre desde o ano 2000, quando se recuperou uma tradição perdida há 800 anos, no altar está colocado o ícone do Santíssimo Salvador conhecido como Acheropita (que significa não pintado por mãos humanas). Trata-se de uma das imagens mais veneradas da cristandade e que se conserva na capela do "Sancta Santorum" existente no prédio anexo à Basílica de São João de Latrão, onde está a Escada Santa que segundo a tradição Jesus subiu durante sua paixão. Antes de começar a missa, o papa orou alguns minutos frente ao ícone do Santíssimo Salvador.

A praça vaticana está adornada com 42.000 flores, entre elas rosas, cravos, lírios, flor de macieira e tulipas, assim como rododendros, azaleias, magnólias, narcisos, jacintos, todas elas procedentes, como já é de tradição, da Holanda. A Mensagem Pascual porá fim aos ritos da Semana Santa. No meio da tarde, Bento XVI partirá para a residência de Castelgandolfo, situada há 33 km ao sul de Roma, para passar alguns dias de descanso. Voltará na quarta-feira ao Vaticano para a audiência pública e voltará a Castelgandolfo, para retornar definitivamente em 30 de abril e acompanhar do Vaticano a Vigília no Circo Massimo de Roma por ocasião da beatificação no dia seguinte, 1º de maio, do papa João Paulo II.

EFE   
Compartilhar
Publicidade