PUBLICIDADE

Mundo

Bento XVI expressa profunda tristeza pelos atentados na Nigéria

26 dez 2011 - 09h35
(atualizado às 10h15)
Compartilhar

Bento XVI expressou nesta segunda-feira sua "profunda tristeza" pelos atentados cometidos contra igrejas na Nigéria no fim de semana de Natal, e que deixaram 40 mortos. O papa os classificou de "gesto absurdo" e pediu para que todos "rezem pelas inúmeras vítimas", na oração do ângelos, que pronunciou da janela do palácio apostólico.

Bento XVI acena para os fieis presentes na praça São Pedro, no vaticano; o papa condenou as mortes na Nigéria
Bento XVI acena para os fieis presentes na praça São Pedro, no vaticano; o papa condenou as mortes na Nigéria
Foto: AFP

Ataques a bomba contra igrejas durante as celebrações de Natal mataram 40 pessoas no domingo na Nigéria. A seita islamita Boko Haram assumiu a autoria do atentado contra a Igreja de Santa Teresa em Madalla, perto da capital, Abuja, que matou 35 pessoas, enquanto três outras explosões foram registradas outros templos do país, uma delas na igreja evangélica da cidade de Jos (centro), na qual morreu um policial, e em Damaturu, onde quatro pessoas faleceram.

"Somos responsáveis por todos os ataques dos últimos dias, inclusive a bomba na igreja de Madalla", disse, em declarações por telefone, um porta-voz da Boko Haram, Abul Qaqa. "Continuaremos lançando ataques como estes no norte do país nos próximos dias", advertiu a fonte. O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, condenou os "atos de violência contra cidadãos inocentes, em uma injustificada afronta a nossa segurança e a nossa liberdade".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade