PUBLICIDADE

Europa

Bento XVI chega à Grã-Bretanha e admite falhas da Igreja

16 set 2010 - 06h40
(atualizado às 11h47)
Compartilhar

O papa Bento XVI desembarcou nesta quinta-feira em Edimburgo, onde inicia uma visita de Estado histórica à Grã-Bretanha. Em uma das primeiras declarações em território britânico, o Pontífice admitiu que a "Igreja não foi suficientemente vigilante" na questão da pedofilia.

Bento XVI chega ao Reino Unido para visita de 4 dias:

"A Igreja não foi suficientemente rápida e firme para adotar as medidas necessárias", admitiu o Papa, acusado por grupos laicos de falta de reação ante o escândalo e, até mesmo, de ter acobertado alguns padres que cometeram abusos. "Estas revelações foram um golpe e uma grande tristeza para mim", completou.

O avião com Bento XVI pousou às 10h20 do horário local (6h20 de Brasília) no aeroporto da capital escocesa para uma estada de quatro dias ao Reino Unido, a primeira visita de Estado de um Pontífice ao país desde que Enrique VIII rompeu relações com Roma em 1534. O Papa foi recebido pelo Príncipe Philip, duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth II, por membros do Real Regimento da Escócia, que formaram um corredor de honra, e representantes da hierarquia católica do país.

A capital escocesa é a primeira etapa de uma viagem que também levará o papa a Glasgow, Londres e Birmingham. A última viagem de um papa ao Reino Unido foi a do antecessor de Bento XVI, João Paulo II, em 1982, mas na ocasião tratou-se de uma visita pastoral, e não de Estado.

Em Edimburgo, Bento XVI será recebido por Elizabeth II no palácio de Holyroodhouse, onde acontecerá a cerimônia que marca o começo da visita de Estado.

O Papa e a soberana britânica manterão um breve encontro privado nesta residência, e trocarão presentes. Pouco depois haverá uma recepção de boas-vindas, com participação do arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, primaz da Igreja da Inglaterra; do vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, e dos primeiros-ministros da Escócia, Gales e Irlanda do Norte, Alex Salmond, Carwyn Jones e Peter Robinson, respectivamente, além de representantes da vida civil, política e eclesiástica.

Ao término desta recepção, o Pontífice iniciará um percurso no papamóvel pelas ruas de Edimburgo, onde poderá ser ouvido o som das tradicionais gaitas de fole escocesas, por sua visita coincidir com a festividade de São Niniano, o primeiro evangelizador da Escócia.

Com informações das agências AFP e EFE.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade