PUBLICIDADE

Europa

Bens de ex-tesoureiro do PP espanhol acusado de corrupção são embargados

30 jul 2013 - 11h28
(atualizado às 12h19)
Compartilhar

Um juiz decretou nesta terça-feira o embargo de bens do ex-tesoureiro do Partido Popular (PP) espanhol Luis Bárcenas, que foi preso e está sendo investigado por corrupção.

O juiz Pablo Ruz, da Audiência Nacional, decidiu pelo embargo de diversas propriedades imobiliárias de Bárcenas, incluído seu imóvel familiar, depois que o ex-tesoureiro não depositou no prazo fixado 43,2 milhões de euros (US$ 57,15 milhões) como garantia caso tenha que arcar com responsabilidades civis devido a uma eventual condenação.

O juiz também decretou o embargo das contas bancárias de Bárcenas na Espanha, após já ter solicitado o congelamento de seus ativos em outros países, como Suíça e Uruguai.

A prisão de Bárcenas foi decretada em 27 de junho por Ruz, que considerou que havia risco do ex-tesoureiro fugir do país.

O antigo funcionário do PP está sendo investigado por delitos fiscais como lavagem de dinheiro, suborno, falsificação de documentos e fraude processual. Sua conta bancária na Suíça tinha mais de 48 milhões de euros (63,7 milhões).

O ex-tesoureiro alega que o Partido Popular tinha uma dupla contabilidade. Bárcenas afirma ainda que o PP teria recebido doações irregulares, com as quais supostamente teriam sido pago salários extras a altos membros da legenda.

O juiz determinou hoje que a secretária-geral do PP, María Dolores de Cospedal, e seus antecessores no cargo, Javier Arenas e Francisco Álvarez Cascos, prestem depoimento como testemunhas para esclarecer o procedimento de doações anônimas para o partido.

EFE   
Compartilhar
Publicidade