PUBLICIDADE

Europa

Bélgica: rei Albert II abdica em favor do primogênito Philippe

21 jul 2013 - 04h44
(atualizado em 4/12/2013 às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Observado pelo filho, rei Albert II assina o ato de abdicação no Palácio Real
Observado pelo filho, rei Albert II assina o ato de abdicação no Palácio Real
Foto: Reuters

O rei Albert II abdicou neste domingo em favor de seu filho primogênito, Phillipe, duque de Brabante, que após jurar a Constituição em menos de uma hora, se transformará no sétimo rei dos belgas. O rei assinou o ata de abdicação de seu reinado às 6h45 (horário de Brasília) em presença do príncipe herdeiro, assim como do primeiro-ministro, o socialista Elio di Rupo, e da ministra da Justiça, Annemie Turtelboom.

A Bélgica celebra hoje três eventos simultâneos que atraem a atenção de todo país. Além da abdicação, neste domingo é realizado um tributo aos vinte anos de reinado de Albert II, que coincide finalmente com a festa nacional da Bélgica, evento que é comemorado anualmente com um grande desfile das forças de segurança do Estado.

A festividade para a despedida de Albert II e as boas-vindas ao seu sucessor acontecem em meio a fortes medidas de segurança no coração de Bruxelas. Após a posse, na segunda-feira o primeiro-ministro belga, o socialista Elio di Rupo, deverá apresentar sua renúncia ao novo monarca, que a rejeitará, como manda a tradição constitucional do país levando em conta que o rei é quem nomeia os ministros.

Milhares de belgas se reuniram em torno da catedral de San Miguel e Santa Gúdula, assim como do Palácio Real, para se despedir de seus reis Albert e Paola, e dar as boas-vindas a Philippe e Matilde.

Com bandeiras tricolores da Bélgica (negro, amarelo e vermelho) e com gritos de "viva o rei", receberam Albert II e Paola na saída da missa "Te Deum" realizada na catedral bruxelense.

As cerimônias de abdicação do rei Albert e da festa nacional da Bélgica se iniciaram com uma missa na catedral de São Miguel e Santa Gúdula, oficiada pelo arcebispo André-Joseph Léonard. Ao término do "Te Deum", os reis Albert e Paola cumprimentaram o povo que os esperava na parte de fora do templo.

Com informações da agência EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade