PUBLICIDADE

Europa

Barroso: Thatcher será recordada por contribuições e reservas à UE

Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, morreu aos 87 anos vítima de um derrame cerebral

8 abr 2013 - 11h22
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, expressou nesta segunda-feira suas condolências pela morte da ex-primeira ministra britânica conservadora Margaret Thatcher e destacou que a política conservadora será lembrada tanto por suas "contribuições" como pelas "reservas" em relação à União Europeia (UE).

"Em meu nome e no da Comissão Europeia, gostaria de dizer que estou profundamente entristecido pela notícia da morte da baronesa Thatcher", disse o chefe do Executivo comunitário em comunicado.

Barroso ressaltou que Thatcher foi a primeira mulher que ocupou o cargo de primeira-ministra no Reino Unido e defendeu que a governante "foi sem dúvida uma grande estadista" e uma figura "circunspecta, embora comprometida" com a UE. "Será recordada tanto por suas contribuições como por suas reservas ao nosso projeto comum", disse Barroso.

O presidente da Comissão Europeia lembrou que Thatcher assinou o Ata Única Europeia e ajudou a criar o mercado comum no continente. Barroso também afirmou que Thatcher liderou os esforços para "incorporar à família europeia os países do centro e do leste da Europa que estavam formalmente detrás da Cortina de Ferro". "O Reino Unido, sob a liderança de Thatcher, apoiou muito a ampliação da União Europeia", destacou o político português.

Barroso assinalou igualmente que seu legado teve grande influência na hora de "formar o Reino Unido que conhecemos hoje em dia" e seu papel na UE, "que perdura até hoje".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade