PUBLICIDADE

Mundo

Bactéria faz mais uma vítima na Europa; já são 18 mortos

2 jun 2011 - 08h49
(atualizado às 09h35)
Compartilhar

Mais uma pessoa morreu na Alemanha após ter sido infectada pela bactéria E. coli entero-hemorrágica (Eceh), elevando o balanço total na Europa a 18 vítimas fatais. A vítima, uma idosa, faleceu durante a noite na cidade portuária de Hamburgo, norte da Alemanha, epicentro do surto.

Cabras comem pepinos que foram descartados em uma fazenda por causa da bactéria, em Algarrobo, na Espanha
Cabras comem pepinos que foram descartados em uma fazenda por causa da bactéria, em Algarrobo, na Espanha
Foto: AFP

Também hoje, a agência europeia de segurança alimentar anunciou ter identificado a cepa da bactéria letal E.coli, que provocou as morte. "Os resultados das análises de laboratório determinaram o agente causador", afirma um comunicado da agência, que confirma que uma cepa muito rara originou a epidemia.

A agência informou, no entanto, que a fonte do surto epidêmico continua sendo investigada, mas reiterou que a bactéria mortal se propagou através de alimentos contaminados na Alemanha.

A bactéria E.coli entero-hemorrágica provocou a hospitalização de mais de mil pessoas e a morte de 18. A Comissão Europeia suspendeu na quarta-feira o alerta sanitário decretado contra os pepinos espanhóis após uma denúncia equivocada das autoridades de Hamburgo (norte da Alemanha) sobre uma relação entre estes produtos e o surto mortal da bactéria E.coli.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade