PUBLICIDADE

Europa

Avião que caiu na França voava havia 24 anos

O modelo comercial A320 é o mais popular fabricado pelo consórcio europeu Airbus

24 mar 2015 - 09h46
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O avião da Germanwings (companhia aérea de baixo custo controlada pela Lufthansa) que caiu nesta terça-feira nos Alpes francês com 144 passageiros e seis tripulantes a bordo foi construída em 1990 e entrou em operação no ano seguinte, informou o site internacional de notícias El País. Trata-se de um Airbus 320 com capacidade para 150 passageiros em uma estrutura de duas classes. 

O modelo comercial A320 é o mais popular fabricado pelo consórcio europeu Airbus – os outros são o A319, o A318 e o A321. A empresa fabricou 4,7 mil aviões A320. O modelo é utilizado em todo mundo, tanto pelas companhias convencionais como pelas de baixo custo por tratar-se por uma aeronave versátil e ideal para voos de curta e média distância, informa a página da empresa. Sua autonomia de voo é de 5,9 mil km.

Segundo informa o site especializado em aviação Flightradar24, a aeronave que caiu na França possuía a matrícula D-AIXP. Antes de ser incorporada a frota da Germanwings, voava com pela Lufthansa.

Segundo o especialista em aviação Heinrich Grossbongardt, uma empresa aérea ser de baixo custo não significa que ela poupe em manutenção. Segundo ele, 80% das quedas de avião acontecem na decolagem ou na aterrissagem.

Grossbongardt também lembra que acidentes durante o voo de cruzeiro são extremamente raros. A maioria dos casos, explica, acontece na aterrissagem ou na decolagem.

Histórico de acidentes

O último acidente grave envolvendo um A320 foi no dia 28 de dezembro de 2014, na Indonésia. Na ocasião, um avião da AirAsia caiu no mar de Java, resultando na morte de todas as 162 pessoas a bordo.

En 2008, outro A320, da XL Airways, caiu no mar Mediterrâneo próximo à costa de Perpignan, no sul da França. As sete pessoas a bordo, todos da equipe técnica da companhia, morreram no acidente.

Queda deixa 150 mortos

O avião Aibus A320 da companhia aérea Germanwings caiu nesta terça-feira (24) na região dos Alpes franceses, perto da cidade de Barcelonnette, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Nice. A aeronave carregava 144 passageiros e seis tripulantes. Segundo o presidente francês François Hollande, não há possibilidade de sobreviventes.

O voo 9525 saiu de Barcelona, Espanha, em direção à cidade alemã de Düsseldorf, e desapareceu após 46 minutos da decolagem, por volta das 11h locais, após emitir mensagem de socorro. 

Equipes de resgate foram encaminhadas ao local, de difícil acesso.

Com informações da Reuters e da Deutsche Welle. 

Maiores acidentes aéreos Maiores acidentes aéreos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade