PUBLICIDADE

Europa

Avião foi 'pulverizado' e resgate pode levar uma semana

Há apenas alguns destroços de maior tamanho, entre eles o trem de pouso

25 mar 2015 - 08h11
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Destroços do avião são vistos nos Alpes franceses, em um lugar de difícil acesso
Destroços do avião são vistos nos Alpes franceses, em um lugar de difícil acesso
Foto: Daily Mail/EPA / Reprodução

As equipes que estiveram na região em que caiu o Airbus 320 da Germanwings na terça-feira disseram que os resgates estão sendo dificultados pelo fato de a aeronave ter se desintegrado em vários pedaços menores.

"Tudo foi pulverizado, não tem nada identificável. Não vemos nada, não podemos nem distinguir um avião", afirma o tenente Eric Sapet, do grupo de montanha dos bombeiros dos Alpes-Marítimos. Segundo Sapet, há apenas alguns destroços de maior tamanho, entre eles o trem de pouso.

As complicadas operações de busca foram retomadas nesta quarta-feira. O avião caiu em uma área íngreme a 2.000 metros de altura nos Alpes franceses, com acesso muito difícil. Tudo isso deve dificultar a recuperação e identificação dos corpos - todas as 150 pessoas que estavam a bordo do voo 4U 9525, que ia de Barcelona para Dusseldorf, na Alemanha, morreram.

A polícia disse à agência de notícias AFP que as buscas devem durar pelo menos uma semana - e a operação para repatriar os corpos deve demorar ainda mais. Policiais militares e bombeiros especializados em montanhas foram levados ao local da queda de helicóptero e estão trabalhando para deixar a área mais segura para que médicos legistas e especialistas em acidentes aéreos possam iniciar seus trabalhos.

"A prioridade é garantir a segurança do local do acidente para que os investigadores possam vir em seguida", afirmou Pierre-Henry Brandet, porta-voz do Ministério do Interior.

Um "quartel-general" das operações foi montado no vilarejo de Seyne-les-Alpes, a 10 quilômetros do local da catástrofe.

Caixa-preta

Uma das caixas-pretas do Airbus A320 já chegou a Paris e, segundo o secretário francês dos Transportes, Alain Vidalies, deve começar a ser analisada na manhã desta quarta. Segundo o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, a caixa-preta encontrada "está danificada, mas pode ser analisada".

Esta caixa-preta é a que grava as conversas dos pilotos e os sons da cabine. Todos os aviões têm duas caixas-pretas, a que registra parâmetros técnicos do voo ainda não foi localizada. A análise da caixa-preta pode ajudar a determinar o que provocou o acidente.

A análise será feita pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que investiga acidentes da aviação civil.

A ministra dos Transportes, Ségolène Royal, disse que a hipótese de ação terrorista "não é a privilegiada atualmente".

"Há uma concentração de destroços em um espaço de cerca de 1,5 hectare. É um espaço importante porque o choque foi violento, mas isso mostra que o avião muito provavelmente não explodiu (em voo)", disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Vítimas

Além dos 67 alemães a bordo, entre eles dois cantores da Ópera de Dusseldorf, 16 estudantes e dois professores que faziam parte de um programa de intercâmbio, havia também dois australianos (uma mãe e seu filho), segundo o ministério das Relações Exteriores da Austrália.

Imagens aéreas mostram destroços de avião espalhados:

O ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Philip Hammond, disse nesta quarta que havia três passageiros britânicos no avião. Também estavam no voo passageiros da Turquia, Dinamarca, Holanda e Bélgica.

O presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, são aguardados no local do acidente no início desta tarde.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade