PUBLICIDADE

Mundo

Autoridades francesas negam vazamento de radiação em Marcoule

12 set 2011 - 12h10
(atualizado às 12h23)
Compartilhar

A Autoridade de Segurança Nuclear francesa (ASN) negou que tenha acontecido um vazamento radioativo após a explosão de um forno do complexo nuclear de Marcoule (sudoeste do país) que deixou pelo menos um morto e quatro feridos nesta segunda-feira.

"Não houve emissões para fora da instalação", informou o órgão em comunicado. O Ministério do Meio Ambiente francês também negou impactos na área externa da usina.

A ASN confirmou que o incidente causou a morte de uma pessoa e deixou quatro feridos, sendo um em estado grave, no acidente que aconteceu na instalação nuclear do Centro de Tratamento e de Acondicionamento de Resíduos de Atividade Frágil (Centraco, na sigla em francês).

"Segundo as primeiras informações, trata-se da explosão de um forno que serve para fundir resíduos radioativos metálicos de baixa e muito baixa atividade", informou o comunicado da ASN.

O órgão acrescentou que os operadores da instalação iniciaram um plano de emergência interna, de acordo com os procedimentos recomendados para estes casos.

O diretor de segurança do Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN), Thierry Charles, ressaltou que o acidente se limitou às instalações de Marcoule e enviou uma mensagem de tranquilidade às pessoas que vivem no entorno do complexo nuclear.

Em entrevista à emissora de televisão "LCI", Charles afirmou que os especialistas da IRSN estão verificando o caso e que não é necessário alarde. De acordo com ele, o forno onde aconteceu a explosão já está parado e em processo de esfriamento.

O Comissariado da Energia Atômica (CEA) acrescentou que o forno onde aconteceu o acidente é utilizado para fusão metalúrgica e trata de resíduos metálicos de baixa ou muito baixa intensidade radioativa.

A ministra de Ecologia, Nathalie Kosciusko-Morizet, visitou Marcoule para fazer uma avaliação precisa das eventuais consequências do acidente.

O Centraco é administrado pela sociedade Socodei e de acordo com a ASN tem como objetivo "o tratamento de resíduos radioativos de baixa ou muito baixa (intensidade), mediante a fusão dos resíduos metálicos e combustão dos resíduos incineráveis".

EFE   
Compartilhar
Publicidade