PUBLICIDADE

Mundo

Autor dos atentados da Noruega quer depor de 'uniforme'

24 jul 2011 - 20h53
(atualizado às 21h28)
Compartilhar

O norueguês Anders Behring Breivik, que assumiu os atentados que deixaram 93 mortos em seu país na sexta-feira, pediu para comparecer de uniforme à audiência pública de segunda-feira, na qual será julgado, informou seu advogado neste domingo. "Ele tem dois desejos: o primeiro é que a audiência seja pública e o segundo é que ele possa vestir-se de uniforme", disse o advogado Geir Lippestead à televisão NRK.

Casal real chora em ato que homenageou mortos na Noruega:

"Desconheço de que uniforme se trata", completou. Breivik comparecerá na segunda-feira às 8h (de Brasília) ante um tribunal de Oslo que poderá decretar sua prisão preventiva por um período máximo de quatro semanas. Esse período poderá ser renovado em nova audiência a ser realizada até o fim das quatro semanas, conforme explicou aos jornalistas o Comissário Sveinung Sponheim. "Há poucas dúvidas de que ele será preso", disse Lippestead.

A decisão, no entanto, sobre se a audiência será ou não pública caberá ao juiz. "Ele quer explicar o que fez. E quer fazê-lo publicamente", justificou o advogado. Segundo a imprensa norueguesa, a polícia pedirá que a audiência seja celebrada a portas fechadas. Atualmente, Breivik tem o estatuto de suspeito, ante o sistema judicial norueguês e não pode ser considerado culpado até o final da investigação policial, mesmo que já tenha assumido o crime.

A polícia afirmou que ainda desconhece os motivos para o massacre. Segundo Breivik, ele atuou sozinho. Segundo a última análise da polícia, 93 pessoas morreram em um tiroteio contra uma reunião de jovens na ilha de Utoya, próxima de Oslo, e na explosão, ocorrida um pouco antes, de um carro-bomba próximo à sede do governo na capital norueguesa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade