PUBLICIDADE

Europa

Ataque com faca no metrô de Londres deixa ao menos 3 feridos

Em um vídeo divulgado na internet, o autor parece gritar "isto é pela Síria"; a polícia investiga o caso como "um ato terrorista"

5 dez 2015 - 23h44
(atualizado em 6/12/2015 às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
O ataque aconteceu na Estação Leytonstone; uma pessoa ficou gravemente ferida
O ataque aconteceu na Estação Leytonstone; uma pessoa ficou gravemente ferida
Foto: WILL OLIVER / EFE

Um homem com uma faca atacou nesse sábado (5) pelo menos três pessoas no metrô de Londres, ferindo gravemente uma delas, informou a Polícia Metropolitana de Londres (MET), que investiga o caso como "um ato terrorista".

Siga Terra Notícias no Twitter

Durante o fato, registrado na estação de Leytonstone e que foi gravado em vídeo e divulgado na internet, o autor parece gritar "isto é pela Síria", antes de ser detido pela Polícia.

Agentes da MET chegaram à estação da Central Line às 19h06 (horário local, 17h06 em Brasília), após serem alertados de ataques e ameaças a vários passageiros.

O agressor foi rendido com uma arma de eletrochoque taser, segundo informou a MET, também conhecida como Scotland Yard.

Em um vídeo divulgado na internet, o suposto autor parece gesticular para duas pessoas na estação. Quando estas se aproximam, as ataca com a faca, de cerca de 7,5 centímetros, e parece ferir uma delas no pescoço. Momentos depois, chega um policial uniformizado que lhe dispara o taser.

Outro vídeo, publicado pela agência PA, parece mostrar o momento em que o suspeito é rendido e levado por dois agentes, enquanto se ouve outro homem dizer no fundo: "você não é um irmão muçulmano".

Segundo a Scotland Yard, uma das três vítimas sofreu ferimentos graves, mas sua vida não corre perigo, enquanto as outras duas foram tratadas com ferimentos leves. "Estamos tratando este fato como um ato terrorista", declarou o comandante Richard Walton, chefe do comando antiterrorista da MET.

Walton pediu aos cidadãos para permanecerem "calmos, mas alertas e atentos", e pediu para quem presenciou o fato e conseguiu gravá-lo em vídeo ou tirado fotografias que entre em contato com a MET.

O nível de alerta no Reino Unido "se mantém severo (o segundo de uma escala de cinco), o que significa que um atentado terrorista é muito provável", declarou Walton.

Uma porta-voz do governo assinalou que "a Polícia está investigando o ataque em Londres" e o Executivo "segue a situação de perto".

Após saber da notícia, o líder do Partido Trabalhista - na oposição -, Jeremy Corbyn, escreveu em sua conta no Twitter: "O apunhalamento na estação de Leytonstone é absolutamente chocante", e expressou sua solidariedade com as famílias das vítimas.

O fato aconteceu três dias depois que o Parlamento britânico autorizou, a pedido do governo de David Cameron, estender para a Síria os bombardeios aéreos contra o Estado Islâmico (EI), liderados pelos Estados Unidos, que até agora o Reino Unido só realizava no Iraque.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade