0

Assange diz que ajudará Edward Snowden a obter asilo na Islândia

Edward Snowden é o responsável pelas revelações dos programas americanos de espionagem das comunicações eletrônicas

19 jun 2013
18h46
atualizado às 18h57
  • separator
  • comentários

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, afirmou nesta quarta-feira que está em contato com representantes de Edward Snowden, responsável pelas revelações dos programas americanos de espionagem das comunicações eletrônicas, para ajudá-lo a obter asilo na Islândia.

Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Foto: AP

Sem esclarecer se falou diretamente com o americano, refugiado desde 20 de maio em Hong Kong, Assange declarou estar "em contato com a equipe dos representantes do senhor Snowden". "Estamos negociando seu asilo na Islândia", acrescentou.

<p>Assange falou durante uma teleconferência de imprensa da embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há um ano</p>
Assange falou durante uma teleconferência de imprensa da embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há um ano
Foto: AP

Assange falou durante uma teleconferência de imprensa da embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há um ano. Em 2010, o WikiLeaks divulgou milhares de documentos secretos transmitidos pelo analista americano Bradley Manning.

Ao ser questionado sobre se Snowden, ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, terminaria refugiado na Islândia, Assange se limitou a responder: "Nossas equipes na Islândia têm mantido contato (com os representantes de Snowden) e com o governo islandês".

O governo islandês declarou nesta quarta-feira que mantém "conversas informais" com um representante de Snowden.

AFP   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade