PUBLICIDADE

Europa

Após férias, Angela Merkel volta à ativa pensando na reeleição

11 ago 2013 - 10h25
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler Angela Merkel entra totalmente nesta semana na campanha para ser reeleita na votação marcada para o dia 22 de setembro, com as pesquisas apontando que sua vitória é praticamente inevitável e com a dúvida de que surpresas preparam a legislatura seguinte. Apelidada pela imprensa como "chanceler teflón", por tudo deslizar por ela - assim como acontece com esse tipo de frigideira -, Merkel está de volta a Berlim após pequenas férias. Durante o período, seu adversário social-democrata, Peer Steinbrück, tentou mostrar que as eleições legislativas não estão decididas.

A agenda da chanceler tem de dois a três comícios eleitorais diários, mais um colóquio televisionado, na terça-feira, além dos assuntos derivados da agenda política nacional e internacional. O tema mais destacado da campanha é a suposta conivência da inteligência alemã com a espionagem em massa dos Estados Unidos, questão que ganhou destaque tanto da imprensa mais tradicional, com o jornal Der Spiegel à frente, quanto a popular, em que se enquadra o Bild.

Merkel, ao menos até agora, fez honra ao apelido de "teflón" e não se deixou atingir por qualquer respingo do assunto, embora venha aumentando o risco de que as polêmicas se tornem o escorregão de que Steinbrück precisa. O tema da espionagem preocupa pouco o cidadão comum, enquanto uma pesquisa do instituto Forsa revelou na última semana que o principal temor dos alemães é o mercado de trabalho.

Apesar de o desemprego na Alemanha esteja em níveis que talvez causem inveja em 6,8%, índice de causar inveja a várias nações, a população da primeira economia europeia teme a crescente precarização do trabalho no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade