3 eventos ao vivo

Após Derby, britânicos se preparam para principal dia do Jubileu real

Após Derby, britânicos se preparam para principal dia do Jubileu real

2 jun 2012
22h20

A rainha Elizabeth deu início neste sábado às comemorações de seus 60 anos à frente da Coroa Britânica. Hoje, a monarca e seu marido, o príncipe Philip, compareceram ao Epsom Derby, no sul da Inglaterra, para assistir a uma das melhores corridas da temporada. Foi o primeiro dos quatro dias programados de celebração, sendo domingo o dia mais esperado. Amanhã, mil embarcações - uma delas com a presença da monarca - vão cruzar, durante três horas, o rio Tâmisa. O evento custou 12 milhões de libras (R$ 37,5 milhões), arrecadados através de doações particulares.

Rainha Elizabeth, 60 anos a serviço da Coroa britânica

Na segunda-feira, também ao ar livre, as celebrações continuarão com um show cujo pano de fundo será o Palácio de Buckingham e que contará com a presença da família real. O evento terá grandes nomes da música, como Paul McCartney, Stevie Wonder, Elton John, Annie Lennox, Robbie Williams e Kylie Minogue. O Jubileu de Diamante terá seu ponto final na terça-feira, com uma missa na catedral de St. Paul, um desfile de carruagens pelo centro de Londres e a saudação da família real na sacada do Palácio de Buckingham.

Hoje, em toda a Grã-Bretanha, bandeiras com a cor do país tremulavam nas ruas para homenagear à rainha, e em diversas cidades a ocasião foi comemorada com tiros de canhão.

De modo geral, os britânicos têm reagido às celebrações com entusiasmo, o que resultou na compra de milhares de objetos de lembrança relacionados à rainha. Para a ocasião, as prefeituras concederam mais autorizações para festas de rua do que quando foi realizado o casamento do príncipe William, neto de Elizabeth II, e Catherine Middleton, em abril de 2011.

Fonte: Terra
publicidade