PUBLICIDADE

Europa

Norte da Alemanha e Hungria se preparam para inundações

6 jun 2013 - 06h28
(atualizado às 07h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A situação gerada pelas inundações na Alemanha continua sendo dramática e, enquanto o nível das águas começa a baixar em algumas regiões castigadas, espera-se que as cheias cheguem ao norte do país. O governo da Hungria também anunciou nesta quinta-feira medidas preventivas para a prevista cheia do Rio Danúbio.

Na região alemã da Baixa Saxônia, a população e os organismos de segurança se preparam para uma inundação do Rio Elba, enquanto o ministro das Finanças desse Estado federado, Stefan Wenzel, anunciou que visitará as regiões ameaçadas junto com outras autoridades.

Em Brandeburgo, Estado federado próximo a Berlim, espera-se que os rios Elba, Spree e Neisse aumentem consideravelmente seus níveis durante o fim de semana. Embora tenham evitado os transbordamentos, a água acumulada segue pressionando os diques há algum tempo.

O presidente da Associação de Municípios Alemães, Ulrich Mai, considera que será necessário um apoio do governo federal acima dos 100 milhões de euros já anunciados como ajuda imediata. O Parlamento alemão se ocupou hoje das inundações, e o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, prometeu que o montante da ajuda será elevado. "Faremos de tudo parar reparar os danos a longo prazo. Podem contar com isso", afirmou Schäuble.

Hungria também se prepara

As autoridades húngaras começaram a remover os moradores de várias localidades situadas junto ao Rio Danúbio por causa do risco de inundação, um medida que, até o momento, afetou aproximadamente 250 pessoas.

O primeiro-ministro, Viktor Orbán, indicou hoje que, "na pior das hipóteses", seria preciso remover dezenas de milhares de pessoas em todo o país, enquanto seu governo mobilizou o Exército para que participe das obras de proteção. Milhares de húngaros participam como voluntários nas obras de defesa e proteção dos diques ao longo do Danúbio.

Até o momento, as remoções afetaram localidades como Esztergom, Budakalász, Szentendre, Dunabogdány, enquanto as águas estão por isolar a região de Kisoroszi, ao norte de Budapeste, na ilha Szentendrei.

Segundo as previsões do Corpo Operacional Nacional (OMIT), os níveis em Budapeste poderão chegar até 8,85 metros (frente aos 8,70 previstos ontem). O OMIT informou que o alerta de inundação foi acionado na Hungria em um total de 688 quilômetros de diques junto a vários rios do país.

As autoridades asseguraram hoje que a usina nuclear de Paks, situada ao sul de Budapeste e junto ao Danúbio, não corre perigo "de nenhuma maneira".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade