PUBLICIDADE

Europa

Padre alemão diz que vai se casar e é aplaudido por fiéis

A saída do religioso já era conhecida, mas o site da igreja justificava que o pároco deixaria o posto por motivos de saúde

27 jul 2015 - 13h17
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Até ontem o padre Helmut Guggemos celebrava missas na Igreja de São Marcos, em Weissenberg, na Alemanha, mas durante o sermão deste domingo ele anunciou que estava largando a batina para se casar, ato longamente aplaudido pelos fiéis.

A imprensa alemã repercutiu nesta segunda-feira o gesto de Guggemos e lembrou que é a segunda vez em menos de um ano que o amor mundano vence o celibato em uma cidade do Lago Constance.

A saída de Guggemos, de 45 anos, já era conhecida, mas o site da igreja justificava que o pároco deixaria o posto por motivos de saúde. A verdade veio à tona neste domingo quando ele disse estar apaixonado por uma mulher do norte da Alemanha, com quem planeja se casar e construir uma família.

De acordo com a imprensa, o sermão de Guggemos foi ouvido em profundo silêncio. Ao final, os fiéis, emocionados, começaram a aplaudir.

"Foi algo tão intenso que chegou a me arrepiar. Agora, estou feliz e aliviado de poder reconhecer de maneira aberta e honesta o meu sentimento pela pessoa que amo. Se pudesse continuar sendo padre com mulher e filhos, certamente teria ficado", disse Guggemos em entrevista ao jornal "Schwäbische".

Em outubro do ano passado, em Wasserburg, o padre Martin Steiner também abandonou a vida religiosa para se casar, embora não tenha se despedido  dos fiéis, que disseram compreender, mas lamentaram a falta de um ato mais pessoal.

"Mulheres padres" buscam igualdade dentro da Igreja Católica:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade