PUBLICIDADE

Europa

Após agressão em TV, gregos protestam contra neonazistas

9 jun 2012 - 16h17
Compartilhar

Milhares de gregos tomaram as ruas na noite da última sexta-feira, em diversas cidades do país, para protestar contra o partido neonazista Amanhecer Dourado, um dia após o porta-voz da agremiação, Ilias Kasidiaris, agredir duas candidatas de esquerda em um debate televisionado. Kasidiaris é considerado foragido após a promotoria grega ter emitido uma ordem de prisão contra si. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A nove dias das eleições gerais para a formação de um novo parlamento, a situação política na Grécia caminha para o recrudescimento. Enquanto manifestantes marchavam pelas ruas denunciando o que chamavam de "forças ocultas" do fascismo no Amanhecer Dourado e exigindo a sua expulsão do parlamento, eleitores da extrema-direita se reuniam em um hotel de Atenas para ouvir um pronunciamento do líder do partido, Nikos Michaloliakos, atacando a "escória" dos imigrantes e o sistema corrupto e distorcido que levou o país à crise atual.

"A polarização está crescente. As pessoas estão se tornando cada vez mais radicais, graças a toda retórica da União Europeia e ao posicionamento contrário às medidas austeridade por parte da esquerda, e isso está abrindo espaço para o Amanhecer Dourado", afirmou o ativista Petros Constantinou. "Nós estamos protestando não apenas contra a ascensão da extrema-direita, mas contra aqueles que permitiram que o fascismo se enraizasse", criticou.

Assim como muitos gregos, Constantinou está convencido de que a polícia facilitou o fortalecimento do partido neonazista. "Sem a cobertura e a proteção policial, o Amanhecer Dourado não teria sobrevivido. E a prova disso é o fracasso na tentativa de prender Kasidiaris", afirmou.

"Como é possível que um homem possa fazer o que ele fez em um estúdio de televisão e, ainda assim, conseguir se safar e seguir em campanha mesmo após a promotoria ordenar a sua prisão? A polícia claramente não quer prendê-lo", acusou o ativista, que trabalha em uma organização de proteção aos imigrantes.

De acordo com o presidente da associação de jornalistas da Grécia, Dimitris Trimis, o eleitorado do Amanhecer Dourado tem grande penetração na polícia. "As suspeitas da colaboração entre a polícia e o Amanhecer Dourado foram confirmadas nas urnas em maio", afirmou. "Cerca de 50% da força policial votou no partido. Pode haver toda a vontade política para se prender Kasidiaris. Mas há certamente uma certa má vontade da polícia que impedirá que isso seja, de fato, concretizado", prevê. O porta-voz da polícia grega, Thanassis Kokkalakis, nega as acusações e afirma que unidades especiais fazem buscas por Kasidiaris por todo o país.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade