PUBLICIDADE

Europa

Após 35 anos, Corte afirma que avião foi abatido por míssil

Queda ocorreu em junho de 1980, em Ustica, na região da Sicília, matando 81 pessoas

8 abr 2015 - 14h29
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Após 35 anos, corte afirma que avião foi abatido por míssil
Após 35 anos, corte afirma que avião foi abatido por míssil
Foto: Twitter

A Corte de Apelação de Palermo confirmou nesta quarta-feira que o avião Dc-9 da Itavia, que caiu em 1980, em Ustica, na região da Sicília, foi derrubado por um míssil. A sentença exclui que uma bomba tenha sido colocada a bordo ou que tenha existido algum problema técnico que causou a desintegração da aeronave.

Ainda de acordo com o Tribunal, os Ministérios do Transporte e da Defesa têm responsabilidade no acidente porque não providenciaram as condições de segurança para que o avião fizesse seu percurso. Nas motivações, os magistrados afirmaram que outra aeronave interceptou a rota do voo do Dc-9 e lançou um míssil contra ele.

Obama tropeça e quase cai ao descer do avião; veja:

Porém, a autoria do ataque não foi atribuída a ninguém. O advogado dos parentes das 81 vítimas do atentado, Daniele Osnato, afirmou que "com as quatro sentenças, a Corte de Apelo de Palermo fechou, definitivamente, o caso" e disse que "não há dúvidas de que o Dc-9 foi abatido por um míssil".

Osnato também chamou a ação de um "ato de guerra não declarado" e disse que a sentença judicial "é uma verdade processual que coincide com a realidade dos eventos". A sentença é uma resposta aos apelos apresentados pela Advocacia Geral da União em quatro processos sobre a queda. Os juízes afirmaram que o ressarcimento pela reparação da triagem prescreveu, mas que os atingidos pela tragédia devem ser ressarcidos por "fato ilícito". A nova audiência foi marcada para o dia 7 de outubro.

 O caso

A aeronave Dc-9 da companhia aérea Itavia caiu em Ustica, na região da Sicília, na noite do dia 27 de junho de 1980 e deixou 81 mortos. As causas do acidente nunca foram de fato esclarecidas, mesmo com dezenas de investigações das autoridades italianas.

Avião com 91 quilos de cocaína faz pouso forçado no Paraná :

Em 2007, o ex-presidente italiano Francesco Cossiga chegou a dizer que o avião tinha sido alvo de mísseis internacionais, provavelmente franceses, que tentavam atingir o voo do ex-ditador líbio Muamar Kadafi - que estava a pouca distância do avião da Itavia.

No ano passado, a Corte de Cassação da Itália - instância judicial máxima - concordou com a tese do míssil e determinou a abertura de um novo processo civil no qual devem ser constatadas as responsabilidades dos Ministérios no acidente e, consequentemente, no fechamento da companhia aérea.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

Fonte: ANSA
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade