PUBLICIDADE

Europa

Anistia denuncia sequestros e torturas no leste da Ucrânia

A organização também condenou o uso excessivo da força pelo exército ucraniano, que tenta recuperar o controle dos territórios ocupados pelos separatistas

11 jul 2014 - 07h38
Compartilhar
Exibir comentários

A Anistia Internacional (AI) denunciou nesta sexta-feira centenas de casos de sequestros e torturas cometidos pelos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia e também criticou o uso excessivo da força pelo exército ucraniano.

<p>Combatentes&nbsp;pr&oacute;-russos do chamado batalh&atilde;o Vostok&nbsp;viajam em caminh&otilde;es na cidade ucraniana de Donetsk, em 10 de julho</p>
Combatentes pró-russos do chamado batalhão Vostok viajam em caminhões na cidade ucraniana de Donetsk, em 10 de julho
Foto: Maxim Zmeyev / Reuters

"Me deram socos, me agrediram com uma cadeira e com tudo o que encontraram. Apagaram cigarros na minha perna e sofri eletrocução. Demorou muito tempo, não sentia nada e desmaiei", disse Sasha, de 19 anos, que foi sequestrado na cidade de Lugansk, de acordo com o relatório de denúncia da ONG.

Sasha integrava as "tropas de autodefesa" partidárias de Kiev formadas no reduto separatista. Ele afirmou que só foi liberado depois que seu pai pagou uma multa de 45.000 euros (60.000 dólares). Em seguida viajou para a capital Kiev.

O documento da AI descreve sequestros, extorsões e torturas generalizadas no leste de Ucrânia, onde os rebeldes pró-Rússia tomaram o controle de várias cidades há alguns meses e que atualmente lutam para manter o domínio contra o exército ucraniano.

A AI destaca que não é possível estabelecer estatísticas confiáveis porque a região sofre com o caos e as autoridades não têm nenhuma intenção de registrar os incidentes ou número de vítimas.

Mas a missão da ONU na Ucrânia contabilizou 222 casos comprovados de sequestros, enquanto o ministério do Interior ucraniano cita 387 casos apenas entre abril e junho, incluindo 39 jornalistas.

A Anistia Internacional também denunciou o uso excessivo da força por parte das tropas ucranianas que tentam recuperar o controle dos territórios do leste.

A ONG menciona um incidente em 24 de abril no qual cinco homens supostamente abriram fogo na região de Slaviansk, assim como a morte de dois civis em um tiroteio contra uma multidão em Krasnoarmeisk no dia 11 de maio.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade