PUBLICIDADE

Europa

Alerta de bomba obriga avião da Egypt Air a pousar na Grécia

28 jan 2011 - 20h56
(atualizado às 23h10)
Compartilhar

Um avião da companhia aérea Egypt Air com 251 passageiros a bordo, que fazia a rota entre Londres e o Cairo, foi obrigado a realizar uma aterrissagem de emergência no aeroporto de Atenas, em seguida a um alerta de bomba.

Egito: imagens mostram feridos nos confrontos desta sexta:

Segundo funcionários do aeroporto, o aparelho pousou às 20h39, hora local (16h39 de Brasília) no aeroporto internacional Elefthérios Vénizelos, proveniente de Heathrow, em Londres, sendo logo esvaziado.

"Todos os passageiros estão bem e esperam o fim do controle para prosseguir sua viagem com destino ao Cairo", informou o responsável pelo serviço de imprensa do aeroporto.

Egípcios desafiam governo Mubarak

A onda de protestos dos egípcios contra o governo do presidente Hosni Mubarak, iniciados no dia 25 de janeiro, tomou nova dimensão na última sexta-feira. O governo havia tentado impedir a mobilização popular cortando o sinal da internet no país, mas a medida não surtiu efeito. No início do dia dia, dois mil egípcios participaram de uma oração com o líder oposicionista Mohama ElBaradei, que acabou sendo temporariamente detido e impedido de se manifestar.

Os protestos tomaram corpo, com dezenas de milhares de manifestantes saindo às ruas das principais cidades do país - Cairo, Alexandria e Suez. Mubarak enviou tanques às ruas e anunciou um toque de recolher, o qual acabou virtualmente ignorado pela população. Os confrontos com a polícia aumentaram, e a sede do governista Partido Nacional Democrático foi incendiada. O número de mortos é incerto, mas se aproxima de 30 em todo o país, segundo fontes médicas. Os feridos passam de 800.

Já na madrugada de sábado (horário local), Mubarak fez um pronunciamento à nação no qual ele disse que não renunciaria, mas que um novo governo seria formado em busca de "reformas democráticas". Defendeu a repressão da polícia aos manifestantes e disse que existe uma linha muito tênue entre a liberdade e o caos. A declaração do líder egípcio foi seguida de um pronunciamento de Barack Obama, que pediu a Mubarak que fizesse valer sua promessa de democracia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade