PUBLICIDADE

Europa

Alemanha registra número recorde de pedidos de asilo

Em junho, 79 mil novas solicitações foram pedidas; ataques contra asilos também têm crescido no país

31 jul 2015 - 13h26
(atualizado às 19h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Alemanha registrou em julho um número recorde de novos solicitantes de asilo, informaram nesta sexta-feira (31) as autoridades do país, em meio ao alarme pelos ataques contra centros de amparo, em construção ou já habitados.

O cômputo de novas solicitações neste mês foi de 79 mil, segundo dados divulgados hoje, que o presidente do Departamento de Migração e Refugiados, Manfred Schmidt, qualificou de "recorde histórico". Os novos solicitantes correspondentes a julho procedem majoritariamente de regiões atingidas por conflitos armados, como Síria, Iraque e Afeganistão.

Até agora, o citado departamento estimava que neste ano seria registrado um número recorde estimado em 450 mil peticionários, mas segundo Schmidt essas previsões vão ter que ser revisadas em alta.

Estas informações coincidem com as advertências lançadas desde os poderes locais e os "Länder" (estados federados), que se mostram transbordados perante as necessidades de amparo e os longos prazos de resolução das solicitações, até que são aceitas ou rechaçadas.

Atualmente estão acumulados cerca de 209 mil pedidos pendentes de resolução, admitiu Schmidt, dos quais cerca de 90 mil correspondem a solicitantes dos Bálcãs - aos quais, teoricamente, pode-se negar o asilo -, assim como cerca de 40 mil procedentes da Síria.

Nos últimos meses ocorreram atentados contra albergues e residências de asilados. No primeiro semestre do ano foram registrados 199 ataques contra centros de refugiados, segundo os dados divulgados hoje pela revista "Der Spiegel", que faz referência a um relatório interno do Departamento de Investigação Criminosa (BKA).

Dita estatística reflete um "drástico aumento dos ataques" e um alto grau de "incitação à violência", segundo aponta na citada publicação.

O BKA tem registrados 341 suspeitos como supostos responsáveis desses ataques, entre os quais há 148 identificados com nomes e sobrenomes.

Apenas 41 destes suspeitos são reincidentes em delitos destas características, o que indicaria que está ocorrendo uma clara extensão deste tipo de atos xenófobos.

A Alemanha recebeu em 2014 um número recorde de refugiados, mais de 200 mil, o que coincidiu também com um aumento dos atos violentos de motivação ultradireitista, um total de 990, 24% a mais que em 2013.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade