PUBLICIDADE

Europa

Alemanha examinará asilo a Snowden respeitando a lei

2 jul 2013 - 10h43
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Foto: AP

O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, confirmou nesta terça-feira ter recebido um pedido de asilo político do ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden, indicando que a solicitação será examinada "em conformidade com a lei". 

"Posso confirmar que um pedido de asilo de Snowden foi recebido por fax nesta manhã (terça-feira) às 8h11, hora de Moscou", declarou o chefe da diplomacia em Berlim.

Ele indicou que havia uma solicitação para que esta requisição fosse "transmitida, evidentemente, o mais rápido possível às autoridades competentes". "Vamos examinar esta solicitação em estrita conformidade com a lei", acrescentou.

Edward Snowden, procurado por Washington por espionagem, apresentou uma demanda de asilo político a 21 países, entre eles o Brasil. Parado desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto Moscou-Cheremetievo, ele se negou a ficar na Rússia, segundo o Kremlin, mas não havia recebido nesta terça de manhã uma resposta positiva dos 20 outros países aos quais pediu asilo.

O ex-consultor da Agência Nacional de Segurança americana (NSA), que revelou informações sobre um programa secreto de monitoramento das comunicações mundiais executado pelos Estados Unidos, permitiu a publicação de novas indicações sobre a espionagem das comunicações da União Europeia, provocando a ira dos europeus e desencadeando ameaças de um bloqueio das negociações comerciais entre UE e EUA.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade