PUBLICIDADE

Europa

Alemanha diz que é “inaceitável” Rússia negar entrada de político alemão no país

25 mai 2015 - 18h44
Compartilhar
Exibir comentários

A Alemanha queixou-se para a Rússia nesta segunda-feira sobre a recusa de Moscou em permitir a entrada de um parlamentar conservador alemão no país, uma decisão que o Ministério de Relações Exteriores considerou como inaceitável, no mais recente sinal de tensão nas relações entre Ocidente e Oriente por conta da crise na Ucrânia. 

O presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, concedem entrevista em Moscou. 10/5/2015.
O presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel, concedem entrevista em Moscou. 10/5/2015.
Foto: Kirill Kudryavtsev / Reuters

Karl-Georg Wellmann - membro do partido Democrata Cristão, o mesmo da chanceler Angela Merkel, e chefe do grupo parlamentar que trata das questões entre Alemanha e Ucrânia - havia chamado a Rússia de “beligerante” no começo deste ano por apoiar forças separatistas na Ucrânia, algo que Moscou nega. 

Wellmann, que pediu por sanções mais duras contra a Rússia, disse à Reuters que ele passou toda a noite de domingo na seção de trânsito do aeroporto de Moscou e voou para casa na manhã do dia seguinte, após receber a informação de que não teria permissão para entrar no país até 2019. Ele disse que nenhum motivo lhe foi apresentado. 

Ele afirmou que possuía um passaporte diplomático para entrar na Rússia, e havia planejado encontrar-se com representantes russos e funcionários da embaixada alemã. 

“Eu não estava planejamento encontrar-me com quaisquer líderes da oposição ou manifestantes”, disse ele à Reuters. “Evidentemente, fui impedido por certas forças.”

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade