PUBLICIDADE

Europa

Agnósticos criam campanha sobre 'sentido da vida' em Londres

Além de pregar cartazes no metrô de Londres, a entidade também lançou uma campanha nas redes sociais contendo uma ampla gama de pensamentos de autores humanistas

23 set 2014 - 11h14
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Iniciativa partiu da ONG BHA, que espalhou pôsteres em centenas de estações de metrô de Londres com frases de grandes pensadores humanistas
Iniciativa partiu da ONG BHA, que espalhou pôsteres em centenas de estações de metrô de Londres com frases de grandes pensadores humanistas
Foto: BBC News Brasil

Uma associação agnóstica britânica criou uma campanha para responder a grandes questões existenciais da humanidade sem o tradicional enfoque religioso.

A iniciativa partiu da ONG BHA (British Humanist Association ou "Associação Humanista Britânica"), que espalhou cartazes em centenas de estações de metrô de Londres com frases de grandes pensadores humanistas, como os escritores George Eliot e Virginia Woolf e os filósofos Bertrand Russell e A.C. Grayling.

Intitulada 'Thought for the Commute' ("Pensamento para os passageiros", em tradução livre), a campanha, que vai durar duas semanas, tem por objetivo "oferecer perspectivas humanistas às grandes questões da existência humana", segundo a BHA.

Além de pregar cartazes no metrô de Londres, a entidade também lançou uma campanha nas redes sociais contendo uma ampla gama de pensamentos de autores humanistas, assim como testes de perguntas e respostas encorajando o público a refletir sobre a vida.

Segundo a BHA, os humanistas sempre foram excluídos do 'Thought for the Day' ("Pensamento do dia", em tradução livre), um quadro diário do Today programme ─ programa veiculado pela BBC Radio 4 ─ que oferece "reflexões por meio de uma perspectiva de fé sobre assuntos e pessoas no noticiário". 

Campanha critica falta de espaço para pensamentos sem caráter religioso na imprensa britânica
Campanha critica falta de espaço para pensamentos sem caráter religioso na imprensa britânica
Foto: BBC News Brasil

A entidade lembra, contudo, que os humanistas e outros pensadores agnósticos tiveram um papel importante nas leis, nos direitos humanos e na equidade social.

"Apesar de metade da população do Reino Unido se declarar agnóstica, as perspectivas humanistas sobre as grandes questões da vida humana ainda não alcançam tantas pessoas quanto aquelas de temática religiosa. Nossas escolas públicas ensinam religiões, mas outras visões de mundo não-religiosas, como o Humanismo, não recebem tratamento semelhante".

"Nossa imprensa pública, a BBC, transmite orações e sermões, mas raramente vemos um conteúdo com questões de valor e significado de um ponto de vista humanista. Como resultado, muitas pessoas cujas crenças são essencialmente humanistas não se dão conta deste fato".

A BHA é uma ONG direcionada a pessoas agnósticas "que buscam viver vidas éticas e completas com base na razão e na humanidade, promovendo um Estado secular e tratamento equânime em lei e política, independente da religião e da crença".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade