PUBLICIDADE

Europa

Aeroporto de Frankfurt têm falhas na segurança, diz Comissão

Segundo jornal "Bild am Sonntag", investigadores conseguiram passar com armas e objetos proibidos pelo controle de passageiros em metade das tentativas

21 dez 2014 - 16h44
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Administração do aeroporto afirma que funcionários passam por novo treinamento</p>
Administração do aeroporto afirma que funcionários passam por novo treinamento
Foto: Ralph Orlowski / Reuters

Investigadores da Comissão Europeia encontraram graves falhas no esquema de segurança de passageiros do Aeroporto Internacional de Frankfurt, o maior da Alemanha e um dos cinco maiores da Europa, segundo revelou reportagem publicada neste domingo pelo jornal alemão Bild am Sonntag.

De acordo o tabloide, passando-se como passageiros comuns, inspetores conseguiram driblar o controle de segurança, feito por agentes contratados por uma empresa privada, e passaram com armas e outros itens proibidos em metade das tentativas feitas.

O motivo para as falhas, de acordo com o jornal, seria o fraco treinamento recebido pelos funcionários responsáveis para operar o aparelho de raio-x e identificar objetos que podem oferecer risco aos passageiros.

O scanners corporais também estariam frequentemente interpretados de maneira equivocada.

Ainda segundo o jornal, se a Comissão Europeia não estiver convencida de que o Aeroporto de Frankfurt vem tomado medidas adequadas para garantir a segurança dos passageiros, ela poderá mudar seu status para "aeroporto não-Schengen", ou seja, fora da zona europeia de livre trânsito.

Isso significaria que passageiros que desembarcarem em Frankfurt em trânsito para outros países europeus serão sujeitos novamente ao controle. A Comissão Europeia não comentou a reportagem.

Cursos de reciclagem

Segundo Christopher Holschier, porta-voz da Fraport AG, empresa que administra o aeroporto de Frankfurt, funcionários do aeroporto passarão por cursos de reciclagem. "Levamos isso a sério.

Cerca de 2,5 mil funcionários estão passando por novo treinamento, para garantir que objetos suspeitos não passem pelo controle sem ser percebidos", garantiu.

Em entrevista à Deustche Welle, o especialista em segurança de aviação Chris Yates ressaltou ser importante saber qual é a proporção das etapas de segurança feitas pela empresa privada. Para ele, esse furo no controle levanta questionamentos se toda a segurança no aeroporto de Frankfurt é falha ou apenas uma parte.

Dúvidas sobre empresas privadas

Chris Yates ainda aponta que o problema não está limitado ao aeroporto de Frankfurt. "Onde empresas privadas estão sendo responsáveis pela segurança, tende a ter problemas. Vez ou outra tem havido problemas no Reino Unido, assim como em outros países da Europa. Por esta razão, acredito que as empresas de propriedade privada não devem prover a segurança nos aeroportos."

Funcionários do aeroporto de Frankfurt, no entanto, garantem que a empresa que os atende tem capacidade para suprir as demandas. Em 2013, cerca de 159 mil pessoas passaram por Frankfurt diariamente.

Segundo publicou o Bild am Sonntag, um porta-voz da Polícia Federal alemã, que responde pela segurança no aeroporto, disse que novas medidas foram tomadas imediatamente após conhecimento das deficiências na segurança, a fim de garantir a integridade dos passageiros.

A Comissão Europeia tem feito testes frequentes em aeroportos europeus.

Caso esses testes revelem fragilidades na segurança, o governo do Estado é alertado para tomar medidas cabíveis.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade