PUBLICIDADE

Europa

Acidente com trem de alta velocidade deixa 60 mortos na Espanha

Treze vagões saíram dos trilhos e pelo menos dois pegaram fogo; acidente aconteceu a 4 quilômetros da estação de Santiago de Compostela

24 jul 2013 - 16h49
(atualizado em 4/12/2013 às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem ferido é carregado por voluntários
Homem ferido é carregado por voluntários
Foto: Reuters
Descarrilamento mata dezenas em Santiago de Compostela:

Pelo menos 60 pessoas morreram e 130 ficaram feridas no descarrilamento de um trem a quatro quilômetros da estação da cidade de Santiago de Compostela (Galícia, noroeste) nesta quarta-feira, informou a companhia ferroviária Renfe. Treze vagões saíram dos trilhos e pelo menos dois deles pegaram fogo. 

"Os números ainda são provisórios, mas há 60 mortos", declarou à agência AFP um porta-voz da Prefeitura da Galícia, acrescentando que "111 feridos foram identificados, enquanto que de 15 a 20 outros não puderam ser".

De acordo com a Televisão Espanhola (TVE), dezenas de feridos estão em estado grave. Imagens exibidas pela emissora mostram vários corpos no local do acidente. Com esses números, esse é o pior acidente com trem dos últimos 40 anos na Espanha.

O presidente da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, estima em 200 o número de feridos. "Há 45, 47, 50 pessoas mortas. Estamos trabalhando com isto", afirmou Núñez Feijóo em declarações à TV estatal espanhola.

O trem fazia o trajeto Madri-Ferrol com cerca de 240 passageiros. O acidente aconteceu pouco depois das 21h (16h de Brasília). Na próxima quinta-feira, 25 de julho, é comemorado o dia do Apóstolo Santiago, evento que atrai milhares de turistas. 

Testemunhas explicaram à agência EFE que o comboio se partiu em dois e a máquina e os quatro primeiros vagões descarrilaram, outro intermediário voou sobre um aterro até cair muito perto das casas e os demais tombaram no chão.

Moradores da região também indicaram que o trem transitava a uma "velocidade normal" para entrar na estação e que chegaram a escutar um barulho, prévio ao descarrilamento, e logo surgiu uma grande fumaça.

Uma pessoa que estava no trem afirmou à rádio Cadena Ser que "parece que em uma curva o trem começou a capotar e os vagões ficaram uns sobre os outros."

Não há informações sobre a causa do acidente, que ocorreu em uma curva, mas o Ministério do Interior descartou a possibilidade de atentado terrorista. 

Ainda não há confirmação oficial do número de vítimas. Equipes de resgate trabalham no local para socorrer os sobreviventes. 

<p>O acidente aconteceu perto de Santiago de Compostela </p>
O acidente aconteceu perto de Santiago de Compostela
Foto: EFE

Pelo Twitter, o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, chamou de "terrível" o acidente. "Quero expressar meu afeto e minha solidariedade com as vítimas do terrível acidente de trem em Santiago", escreveu.

Além disso, e segundo fontes da Casa do Rei, o rei Juan Carlos entrou em contato com as autoridades assim que teve conhecimento da tragédia. O Complexo Hospitalar Universitário de Santiago (CHUS) reforçou os serviços de urgência e ao complexo médico já foram transferidos 50 feridos, de acordo com fontes sanitárias.

Com informações das agências internacionais. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade