PUBLICIDADE

Europa

Absolvição de acusados de estupro gera revolta na Itália

Corte usou a vida sexual da vítima para justificar sua decisão

29 jul 2015 - 18h51
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: La Republica Firenze / Reprodução

Mais de mil pessoas, sobretudo mulheres, foram às ruas de Florença na noite da última terça-feira (28) para protestar contra a absolvição de seis homens acusados de estupro contra uma jovem, cujo nome nunca foi divulgado, em 2008.

Os manifestantes caminharam em volta da Fortezza da Basso, monumento florentino onde teria ocorrido o crime, carregando cartazes contra a decisão da Justiça. Divulgadas na semana passada, as motivações da Corte de Apelação da capital da Toscana para livrar os réus causaram revolta por supostamente "culparem" a vítima pelo ocorrido.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Veja as principais notícias de 29/07 no Brasil e no mundo:

O caso aconteceu em 26 de julho de 2008, em um carro estacionado do lado de fora da fortificação, onde aconteciam algumas festas de verão. Na época com 22 anos, a mulher teria sido estuprada no veículo por sete rapazes com idades entre 20 e 25 anos.

A denúncia foi apresentada quatro dias depois e, após a realização de exames médicos, os acusados foram presos, permanecendo nessa condição por três meses, sendo um na cadeia e dois em detenção domiciliar.

Foto: La Republica Firenze / Reprodução

O processo só foi julgado em primeira instância em janeiro de 2013, quando seis dos sete réus foram condenados a quatro anos e meio de reclusão por "violência sexual em grupo agravada pelo fato de a vítima estar embriagada". Segundo a sentença, eles haviam se aproveitado das condições de "inferioridade física e psíquica" da jovem para violentá-la.

No entanto, em março de 2015, a Corte de Apelação reverteu completamente a decisão e absolveu todos os acusados. Nas motivações, divulgadas recentemente, os juízes usaram a vida sexual privada da mulher para justificar sua decisão.

Entre outras coisas, eles disseram que a garota mantinha uma "vida não linear" e era um "sujeito feminino desinibido, criativo, capaz de administrar a própria (bi)sexualidade e de ter relações físicas ocasionais". Ainda de acordo com os magistrados, ela teria usado a denúncia para "apagar" aquilo que considerava um "discutível momento de fraqueza".

Foto: La Republica Firenze / Reprodução

"Dado que você não passou os anos da adolescência e da juventude de joelhos, com a saia até os tornozelos e a cabeça baixa, o que você esperava, que alguém acreditasse que você foi vítima de violência?", escreveu a vítima em uma carta publicada nesta semana.

O caso acabou gerando uma grande comoção nas redes sociais, com mulheres postando imagens com a hashtag #nessunascusa (nenhuma desculpa), e manifestações por toda a Itália, como a de Florença.

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade