PUBLICIDADE

Mundo

Abdeslam se nega a prestar depoimento a juiz na França

20 mai 2016 - 08h05
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Frank Berton chega ao Palácio da Justiça
Frank Berton chega ao Palácio da Justiça
Foto: EFE

Salah Abdeslam, o único dos supostos autores dos atentados de Paris em 13 de novembro atrás das grades, se negou nesta sexta-feira a prestar depoimento perante o juiz instrutor em Paris e se queixou das condições de vigilância às quais está submetido na prisão, onde sua cela é filmada de forma ininterrupta.

O advogado de Abdeslam, Frank Berton, explicou aos veículos de imprensa no Palácio de Justiça de Paris que o comparecimento de seu cliente tinha terminado, que não queria prestar depoimento perante o juiz e que faria isso mais adiante.

Sobre as razões de sua recusa de responder às perguntas do instrutor, Berton explicou que o suposto terrorista estava "particularmente perturbado" pelas condições de vídeo-vigilância a qual está submetido na prisão de Fleury Merogis, nos arredores da capital.

De fato, o advogado avançou que tem intenção de escrever ao ministro da Justiça para que modifique o dispositivo de vigilância, que a seu parecer é "ilegal".

Além dessas explicações, o certo é que Abdeslam parece se comportar como já fez enquanto esteve detido na Bélgica, quando por um lado mostrava -através de seus advogados- disposição a colaborar com a justiça, mas depois ficava em silêncio diante dos magistrados.

Berton, que se encarrega de sua defesa desde que o suposto terrorista está em mãos das autoridades francesas, tinha anunciado previamente que Abdeslam queria se explicar.

Este francês de origem marroquina de 26 anos, detido em Bruxelas em 18 de março e transferido à França em 27 de abril, é acusado de assassinatos terroristas, entre outras coisas, devido à participação nos massacres de 13 de novembro nas quais perderam a vida 130 pessoas e vários centenas ficaram feridas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade