PUBLICIDADE

Europa

França confirma morte do mentor dos atentados em Paris

19 nov 2015 - 12h35
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O belga Abdelhamid Abaaoud, considerado o mentor intelectual dos atentados em Paris, foi identificado como um dos terroristas mortos na operação policial realizada em Saint-Denis nesta quarta-feira (18), informou a Procuradoria parisiense nesta quinta-feira (19).

Abdelhamid Abaaoud já era conhecido pela polícia da França por aparecer em diversas investigações sobre o terrorismo
Abdelhamid Abaaoud já era conhecido pela polícia da França por aparecer em diversas investigações sobre o terrorismo
Foto: Picture Alliance / Deutsche Welle / Reprodução

Siga Terra Notícias no Twitter

Em comunicado, o órgão revelou que a identificação do corpo foi possível a partir da verificação das impressões digitais. Abdelhamid foi um dos terroristas mortos ontem após a ação em um apartamento. No mesmo local, também morreu outro suposto terrorista que ativou seu cinto de explosivos e que, segundo o procurador francês, François Molins, tudo indica que é uma mulher.

Vários jornais franceses, que citam fontes da investigação, identificam a mulher como uma parente de Abaaoud, e consideram que pode ter sido através dela que foi possível chegar à conclusão de que o cérebro dos atentados de Paris estava em Saint-Denis, no norte da capital francesa.

Saint-Denis: comando desarticulado cometeria mais atentados:

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, que participava do debate Assembleia Nacional para aprovar a lei que prolongará durante três meses o estado de emergência, parabenizou às forças da segurança por terem acabado "com um dos cérebros" dos ataques, que deixaram 129 pessoas mortas.

A operação em Saint-Denis, que durou mais de sete horas, terminou com pelo menos dois terroristas mortos, além de oito pessoas detidas, cinco delas dentro do apartamento onde Abaaoud estava escondido, a pouco mais de um quilômetro do Stade de France, onde começaram os ataques na última sexta-feira (13).

"Abaaoud é suspeito de ter planejado vários projetos de atentados terroristas na Europa em nome do Estado Islâmico", disse Molins.

O promotor afirmou que entre os detidos não estava Salah Abdeslam, o único suposto terrorista dos atentados de Paris identificado que não morreu nas ações. Procurado desde então por toda a Europa, os investigadores suspeitam que ele participou com seu irmão Brahim das ações na capital francesa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade