PUBLICIDADE

Europa

Berlusconi: saga judicial remonta 1994; nunca houve condenação definitiva

24 jun 2013 - 12h04
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Berlusconi durante sessão no Parlamento, em Roma, em 30 de abril</p>
Berlusconi durante sessão no Parlamento, em Roma, em 30 de abril
Foto: Reuters

Silvio Berlusconi, que foi condenado a sete anos de prisão nesta segunda-feira pelo escândalo sexual "Rubygate", já se envolveu várias vezes com a justiça desde que começou na política, em 1994, mas nunca chegou a ser condenado de maneira definitiva.

Berlusconi foi considerado culpado em cinco ocasiões, em primeira ou segunda instância, a penas que somam 11 anos e cinco meses de prisão, dos quais três anos devem ser descontados graças a uma anistia.

São, em geral, casos relacionados a denúncias de corrupção, falsificação de contas e financiamento ilícito de um partido político.

Em outros três julgamentos, ele foi absolvido ou se beneficiou da prescrição dos crimes, enquanto dois casos ainda estão sendo examinados por um tribunal de apelação.

1994: corrupção de policiais. Acusado de haver subornado a polícia financeira, o político foi condenado em primeira instância, em 1997, a 33 meses de prisão. Acabou absolvido em maio de 2000, devido, em parte, à prescrição do caso, decisão confirmada por um tribunal de cassação em outubro de 2001.

1995: falsificação de contas. Acusado de haver financiado ilicitamente a compra do jogador de futebol Gianluigi Lentini para seu clube, o Milan, Berlusconi foi beneficiado pela prescrição do caso em novembro de 2002, graças a uma lei que descriminaliza parcialmente a falsificação de contas, aprovada pela maioria do Parlamento.

1995: acusado de fraude fiscal na compra de uma luxuosa vila em Macherio, perto de Milão, quando se beneficiou da prescrição da acusação.

1995: acusado de falsificação de balanço financeiro na compra da empresa cinematográfica Medusa, Silvio Berlusconi foi condenado a 16 meses de prisão em primeira instância, em dezembro de 1997. Acabou absolvido depois da apelação, em fevereiro de 2000, decisão que foi confirmada em outubro de 2001.

1995: acusado de financiamento ilegal do Partido Socialista Italiano (PSI), através de uma empresa offshore, a All Iberian, o político foi condenado em primeira instância a 28 meses de detenção em julho de 1998. O crime foi considerado prescrito depois do recurso, em outubro de 1999, decisão confirmada em 2000 pelo tribunal de cassação.

1996: acusado de falsificação de balanço financeiro em outra vertente do caso All Iberian, Berlusconi foi absolvido em setembro de 2005.

1998: foi acusado de corrupção de juízes para impedir a compra da empresa agrícola pública SME, em 1985, pelo industrial Carlo de Benedetti. Berlusconi foi completamente absolvido pelo tribunal de cassação em outubro de 2007.

26 de outubro de 2012: foi condenado a quatro anos de detenção por fraude fiscal na compra de direitos televisivos para seu império audiovisual Mediaset, mas a sentença foi reduzida para um ano, graças a uma anistia. Berlusconi também foi impedido de exercer cargos públicos por cinco anos.

7 de março de 2013: foi condenado em primeira instância a um ano de prisão por violar o sigilo das investigações no caso da compra do banco Unipol.

9 de maio de 2013: o Tribunal de Apelação confirma a sentença decretada no caso Mediaset. A defesa interpôs um recurso ao Tribunal de Cassação.

Berlusconi encara agora outro caso judicial:

A Promotoria de Nápoles pediu, no início de maio, que o político fosse processado pela suposta "compra", em 2006, do voto de um senador da coalizão de Romano Prodi para derrubar o governo de esquerda (o que ocorreu em 2008, menos de dois anos depois das eleições). Um magistrado decidirá em 27 de junho se acatará esta denúncia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade