PUBLICIDADE

Mundo

A luz apagou e o navio começou a virar, relata brasileiro

14 jan 2012 - 19h05
(atualizado às 20h21)
Compartilhar

O brasileiro Luciano Castro, um dos passageiros do Costa Concordia, navio que naufragou na costa italiana na noite dessa sexta-feira, relatou à imprensa italiana que, por volta das 21h30 (horário local), "todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa". Quando a luz voltou, o comandante anunciou uma avaria no gerador elétrico e garantiu um conserto rápido, mas o barco começou a adernar. A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o navio, revelou Castro.

Passageiros relataram momentos de caos durante o naufrágio do Costa Concordia: causa do acidente ainda é desconhecida
Passageiros relataram momentos de caos durante o naufrágio do Costa Concordia: causa do acidente ainda é desconhecida
Foto: AP

Conheça o cruzeiro de luxo que naufragou na Itália

O Costa Concordia partira de Civitavecchia, da região de Roma, e costeava a Toscana, quando, aproximando-se da ilha de Giglio, acertou rochas e tombou. Havia 4.229 pessoas a bordo, das quais três morreram e 40 ainda seguem desaparecidas. O comandante do navio, Francesco Schettino, foi interrogado durante horas e depois detido pela procuradoria de Grosseto, cidade da região do acidente. Ele é acusado de homicídio culposo múltiplo, naufrágio e abandono do navio enquanto muitos passageiros ainda se encontravam na embarcação. Schettino teria aproximado o Concordia de modo "desajeitado" da ilha, causando o acidente, segundo a acusação.

Outra passageira, a jornalista Mara Parmegiani, descreveu o que seriam cenas de pânico dignas do Titanic (navio que naufragou em 1912, causando a morte de 1,5 mil pessoas), com empurrões entre os evacuados, gritos e choro. Parmegiani também denunciou a falta de preparo da tripulação, afirmando que houve problemas quando os botes salva-vidas foram lançados ao mar e que alguns coletes salva-vidas não funcionaram. "Os funcionários não estavam de maneira nenhuma preparados, houve problemas quando os botes foram colocados no mar (...) e alguns coletes salva-vidas não funcionaram, assim como as luzes de emergência".

Transcorridas 24 horas do acidente, as buscas na Toscana persistem. Mergulhadores trabalham no local do acidente em busca das 40 pessoas ainda não encontradas. A Polícia italiana adiantou ser provável que muitos estejam a salvo em terra, esperando ser encontrados e identificados pelas autoridades. Havia 53 brasileiros a bordo do Concordia (47 passageiros e seis tripulantes). Todos já foram identificados, e nenhum sofreu ferimentos. As três vítimas fatais confirmadas até o momento são dois turistas franceses e um tripulante peruano. Quarenta pessoas se feriram.

Veja no mapa o local onde aconteceu o acidente:

Com informações da AFP.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade