PUBLICIDADE

Europa

Somália: resgate francês fracassado teria matado oito civis

13 jan 2013 - 09h07
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos oito civis morreram no ataque francês na Somália desse sábado quando as forças da França fracassaram em resgatar um refém, indicaram neste domingo testemunhas no local.

Denis Allex, o soldado francês mantido refém na Somália, em foto de 4 de outubro de 2012
Denis Allex, o soldado francês mantido refém na Somália, em foto de 4 de outubro de 2012
Foto: SITE MONITORING SERVICE / AFP

Quatro civis foram mortos durante o avanço por terra de comandos franceses em direção à localidade de Bulomarer, onde considera-se que o refém estivesse sendo mantido. Outros quatro civis morreram nos combates travados entre esses comandos e os insurgentes islamitas em Bulomarer, indicaram testemunhas consultadas por telefone em Mogadíscio.

"Quatro civis, sendo três de uma mesma família, morreram. Eles foram mortos fora de Bulomarer, lá onde os comandos franceses aterrissaram antes de entrar nessa cidade", afirmou Adan Derow, um dos moradores do local. "Não sabemos por que esses civis foram mortos" fora de Bulomarer, disse Ali Moalim Hassan, uma autoridade local. "Os outros quatro civis morreram no fogo cruzado em Bulomarer", acrescentou.

Os quatro civis mortos fora de Bulomarer, em condições ainda não esclarecidas, são um casal, seu filho, e um outro homem, segundo a população local. Em Bulomarer, uma mulher, seu filho e o segurança de um mercado estão entre as vítimas, de acordo com essas fontes.

Os comandos franceses perderam pelo menos um soldado no ataque frustrado, e as autoridades francesas indicaram a morte de 17 "terroristas". O governo francês considera que "tudo leva a crer que (o refém) Denis Allex foi morto por seus sequestradores" durante o ataque, enquanto os islamitas shebab afirmam, por sua vez, que ele ainda está vivo, mas não deram provas disso até o momento.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade