PUBLICIDADE

Mundo

Europa tem maior potencial de instabilidade social, diz OIT

3 jun 2013 - 12h37
(atualizado às 12h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O potencial para a instabilidade social em países da União Europeia é maior do que em qualquer outro lugar no mundo e as diferenças entre ricos e pobres, um importante gatilho, tendem a aumentar globalmente, disse a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta segunda-feira.

Em seu relatório anual Mundo do Trabalho, a OIT disse que a agitação social - greves, paralisações, protestos e manifestações de rua - tinham aumentado na maioria dos países desde a crise econômica e financeira que começou em 2008.

Mas o risco, segundo o documento, "é maior entre os 27 países da UE, que aumentou de 34 por cento em 2006-07 para 46 por cento em 2011-2012". No entanto, o risco não foi uniformemente distribuído e não tinha crescido em pelo menos sete dos Estados-membros.

Aqueles mais vulneráveis, segundo o relatório, foram Chipre, República Tcheca, Grécia, Itália, Portugal, Eslovênia e Espanha. No entanto, o risco de agitação social declinou na Bélgica, Alemanha, Finlândia, Eslováquia e Suécia desde 2010.

No geral, o risco de instabilidade na UE "é provável que seja devido às respostas políticas à crise da dívida soberana em curso e o seu impacto na vida das pessoas e nas percepções de bem-estar", disse a agência. "Este cenário econômico sombrio criou um ambiente social frágil enquanto menos pessoas enxergam oportunidades para obter um bom trabalho e melhorar seu padrão de vida."

O risco de agitação social também subiu na Rússia e países não membros da UE do antigo bloco comunista, assim como no sul da Ásia e em economias avançadas fora da UE. Mas tinha diminuído na América Latina e no Caribe, onde os governos tem sucessivas políticas de aumento de empregos, nas crescentes economias da África Subsaariana e no leste e sudeste da Ásia e Pacífico.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade