PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama e Romney trocam elogios após temporada de ataques

6 nov 2012 - 21h03
(atualizado às 22h36)
Compartilhar

Chega ao fim nesta terça-feira a eleição presidencial americana de 2012, e com ela também se encerra - ou pelo menos faz uma pausa - a temporada de debates, provocações e ataques que protagonizaram o presidente e candidato democrata à reeleição, Barack Obama, e o ex-governador de Massachusetts e postulante republicano, Mitt Romney.

Após campanha ríspida, Romney e Obama elogiaram-se mutuamente ao cair das luzes da eleição
Após campanha ríspida, Romney e Obama elogiaram-se mutuamente ao cair das luzes da eleição
Foto: AFP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Passando o dia em Chicago, seu berço político, Obama foi o primeiro a saudar o companheiro de contenda. "Quero dizer ao governador Romney parabéns pela campanha animada. Sei que os apoiadores dele estão tão engajados e tão entusiasmados e trabalhando tanto quanto os nossos hoje", disse o presidente no final da manhã desta terça, dia oficial da eleição, enquanto voluntários faziam ligações telefônicas incentivando cidadãos americanos a votar.

Romney, que dedicou parte de seu 6 de novembro a últimos movimentos de campanha em Ohio e na Pensilvânia, parabenizou o presidente no final do dia. "Não temos que desprezar o rival. O presidente fez uma campanha potente. Acho que é um homem bom e lhe desejo o melhor", declarou. Romney acrescentou, no entanto, que, embora considerasse Obama "um exemplo de bom pai, é hora de tomar uma nova direção". Romney fechará seu dia em Boston, sede de sua campanha, onde aguardará os resultados com sua família e seu candidato a vice, o congressista Paul Ryan.

O início da campanha eleitoral de 2012 assistiu a ataques persistentes de Romney contra o desempenho de Obama na recuperação da economia americana. O presidente manteve um sereno até ser derrotado no primeiro debate com o republicano e retornar em uma retórica ofensiva contra os planos do republicano no segundo face off dos candidatos.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Com informações de Reuters e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade