PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA: eleitores denunciam troca de votos em urnas eletrônicas

6 nov 2012 - 19h29
(atualizado às 21h09)
Compartilhar

Em pelo menos dois Estados americanos, eleitores denunciaram na tarde desta terça-feira erros em sistemas eletrônicos de votação que teriam trocado os votos entre os candidatos à presidência do país. Na Pensilvânia, uma máquina de votação foi retirada de funcionamento, segundo a rede NBC, após um eleitor postar no Youtube um vídeo que mostra um voto no democrata Barack Obama ser computado para o rival republicano Mitt Romney.

EUA não têm sistema unificado de votação; Estados mesclam urnas eletrônicas e de papel
EUA não têm sistema unificado de votação; Estados mesclam urnas eletrônicas e de papel
Foto: AP

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda


Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais
Veja os vídeos sobre as eleições americanas

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

No vídeo, postado na página do usuário "centralpavote", o eleitor pressiona insistentemente o nome de Obama, mas o nome selecionado pela máquina é o de Romney.

Já na cidade Pueblo, no Estado do Colorado, o Partido Republicano pediu a abertura de uma investigação para apurar a denúncia de que votos em Romney estariam sendo atribuídos a Obama. Uma autoridade eleitoral local justificou o erro comparando ao uso inadequado de celulares com tela touchscreen, nos quais o dedo parece tocar uma coisa, mas na realidade seleciona outra. A informação é da rede árabe Al Jazeera.

Os Estados Unidos não têm um sistema nacional de votação, cabendo a cada Estado definir o seu, incluindo sistemas eletrônicos e urnas com voto de papel.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade