PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cidade mais republicana dos EUA nutre rejeição a Obama

4 nov 2012 - 11h08
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Carla Ruas
Direto de Provo (Utah)

Em destaque na loja de antiguidades americana "Flags and Stuff", estão adesivos de Mitt Romney, bandeiras do partido republicano e quadros com arte conservadora. Num cantinho, quase escondido, está o material que celebra o partido democrata e o presidente Barack Obama. A disposição pareceria injusta, não fosse o fato de que a loja está localizada no centro de Provo, a região mais republicana dos Estados Unidos.

Stan Softley, dono da loja "Flags and Stuff", vende adesivos e materiais de campanha de Mitt Romney
Stan Softley, dono da loja "Flags and Stuff", vende adesivos e materiais de campanha de Mitt Romney
Foto: Carla Ruas / Especial para Terra

Mais sobre Utah

Religião mórmon ajuda Romney

Americano, republicano e gay

Sucesso empresarial a favor de Romney

O distrito ficou famoso após eleição presidencial de 2008, quando teve a maior quantidade de votos para o candidato republicano em todo o país. De acordo com os números divulgados, 78% dos eleitores votaram em John McCain e apenas 19% em Barack Obama. E a diferença promete ser parecida nas próximas eleições de 6 de novembro.

Por isso que o dono loja "Flags and Stuff", Stan Softley, 67 anos, não se sente constrangido ao mostrar a sua preferencia política. No seu balcão, estão expostos adesivos da campanha presidencial de Mitt Romney, que custam US$ 2, mas que ele distribui de graça se simpatizar com o cliente. Para quem entra na loja, ele também oferece comentários políticos pró-Romney e uma lista com 10 motivos para não votar nos democratas.

Para ele, assim como grande parte da população da cidade, as ideias democratas que fazem sucesso em outros Estados são doutrinadas pelas escolas e pela mídia. "Existem dois padrões na imprensa. Os democratas podem fazer o que quiserem e os republicanos sempre serão julgados. Eles estão sempre prontos para destruir o Mitt Romney, mas ninguém fala do Barack Obama", acredita.

Quanto a Mitt Romney, Softley acredita que fará um bom trabalho por ser um homem honesto, sincero e que frequenta a igreja mórmon- a mesma dele. A religião faz com que simpatize ainda mais com o candidato, mas não é o único motivo pelo qual vai votar nele. "Esta não é uma eleição sobre religião, mas sobre economia. Nossos cartões de crédito estão estourados e acho que ele pode ajudar".

Além disso, Softley gosta que o republicano valoriza a família, é contra o aborto e o casamento gay - princípios importantes na religião mórmon, dominante na região. "Quando um grupo diz que não pode viver de acordo com o resto dos Estados Unidos, significa que todo o país tem que baixar o nível?", questiona.

A loja dele é o lugar ideal para os nacionalistas norte-americanos. Ele tem broches, ímãs, chaveiros, xícaras, mapas, livros, banners, gravatas e echarpes com as cores do país. Mas os produtos que mais vendem são os adesivos para carro anti-Obama, como o que diz "Os democratas estão gastando dinheiro que não temos".

Dono foi ameaçado por cliente democrata

Softley teve apenas um incidente com um cliente que reclamou dos produtos pró-republicanos da loja, mas o episódio marcou tanto que até hoje ele tem gravada no celular a mensagem ameaçadora que recebeu. O homem disse que havia se sentido ofendido ao ver um quadro em que Obama queima a Constituição americana, e que ia voltar para forçar o dono a tirar o quadro da parede.

Até hoje, o cliente nunca retornou. E Softley diz que, se ele voltar, não pretende tirar a mercadoria da parede. "Que direito ele tem de dizer o que posso expor na minha loja?", acredita. Afinal de contas, ele está apenas praticando o seu direito de expressar suas opiniões.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade