PUBLICIDADE

Estados Unidos

Romney vence mais três primárias e dilata favoritismo

4 abr 2012 - 01h24
(atualizado às 09h28)
Compartilhar

Mitt Romney reforçou sua condição de favorito nas primárias republicanas ao vencer nos Estados de Maryland e Wisconsin e em Washington, a capital federal americana localizada no Distrito de Colúmbia. O principal triunfo do ex-governador de Massachusetts foi conquistado em Wisconsin, estado que teve o resultado mais apertado. "Obrigado a Maryland, Distrito de Columbia e Wisconsin, foi uma grande noite", afirmou um Romney exultante perante seus seguidores em Milwaukee.

Mitt Romney se aproxima da indicação republicana para concorrer à presidência com Obama
Mitt Romney se aproxima da indicação republicana para concorrer à presidência com Obama
Foto: Reuters

Acompanhe as primárias do Partido Republicano

O pré-candidato aproveitou a oportunidade para mais uma vez adotar a ofensiva contra o presidente Barack Obama, falando já como o nome dos republicanos para as eleições. "Quando você ataca os negócios e vilipendia o êxito, terá menos negócios e menos sucesso", afirmou, ao criticar os programas públicos lançados pelo governo de Obama. Além disso, ressaltou seu compromisso de voltar "a fazer dos EUA a terra das oportunidades".

A corrida pela candidatura republicana terá sua próxima etapa em três semanas, no dia 24 de abril, quando acontecerão primárias em cinco Estados: Nova York, Connecticut, Delaware, Rhode Island e Pensilvânia. Os quatro primeiros, enquadrados no litoral nordeste, são território mais propício a Romney, de perfil mais moderado e que viveu durante muito tempo na região. Já a Pensilvânia, Estado natal de Santorum e ao que representou no Senado durante mais de uma década, promete proporcionar uma grande batalhe entre os dois candidatos. "Só estamos na metade da campanha, e demonstraremos uma forte segunda parte na Pensilvânia", prometeu Santorum.

O ex-senador insistiu mais uma vez em suas credenciais conservadoras frente ao moderado Romney e previu que o mês de maio será mais propício a si, uma vez que nele ocorrerão primárias em Estados de tradição conservadora como Arkansas, Kentucky, Virgínia Ocidental e Texas. "Após ganhar na Pensilvânia, o terreno ficará diferente em maio, e temos a intenção de vencer nas primárias do Texas em 29 de maio", projetou Santorum em declarações feitas desde a Pensilvânia. Por enquanto, as pesquisas registram uma ligeira vantagem de Santorum frente a Romney nesse Estado, embora a distância esteja caindo nas últimas semanas.

O Partido Republicano, que até agora demonstrara receio de apoiar explicitamente algum dos adversários, começou a expressar suas preferências. Nos últimos dias, Romney recebeu o respaldo de várias figuras proeminentes do partido, como o ex-presidente George H. W. Bush, o jovem congressista Paul Ryan e o senador republicano de origem cubana Marco Rubio. Além disso, a campanha de Romney - com muito mais recursos econômicos que a de Santorum - começou a realizar chamadas aos outros aspirantes, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o congressista Ron Paul, para que desistam de suas candidaturas e Romney seja eleito candidato na convenção republicana da Flórida.

Por enquanto, Romney conta com 648 delegados, frente aos 264 de Santorum, aos 137 de Gingrich e aos 71 de Paul. Para obter a nomeação do partido, o aspirante deverá somar pelo menos 1.144 delegados na convenção de Tampa, em agosto. Por ora, nem Gingrich nem Paul anunciaram a intenção de abandonar a corrida, apesar de estarem claramente relegados a um segundo plano.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade