PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

EUA: Rick Santorum vence primárias republicanas da Louisiana

25 mar 2012 - 08h23
(atualizado às 08h41)
Compartilhar

O pré-candidato Rick Santorum venceu no sábado a primária republicana na Louisiana, sul dos Estados Unidos, o que diminuirá um pouco a distância que o separa de Mitt Romney, que lidera a corrida pela candidatura presidencial para enfrentar o presidente Barack Obama em novembro. "Nossa campanha está fazendo história", afirmou Santorum em um e-mail enviado a seus seguidores depois de ser anunciado como o vitorioso no estado pela imprensa americana.

Acompanhe as primárias do Partido Republicano

Santorum, um católico ligado ao Opus Dei, conquistou 11 vitórias nas 34 primárias celebradas em diversos Estados americanos, em sua maioria graças ao respaldo dos cristãos evangélicos e membros da ala mais conservadora do partido. "Desde Ronald Reagan em 1976 nenhum candidato conservador ganhava tantos Estados como nós", completou Santorum.

"A razão pela qual nossa campanha está ganhando Estado após Estado é porque o povo quer um líder conservador autêntico e forte para enfrentar Barack Obama, e não apenas alguém que desempenha ser um bom conservador", completou Santorum.

Mas o fracasso de Santorum no momento de convencer os eleitores moderados levam muitos a duvidar de sua capacidade de vencer o presidente democrata Barack Obama na votação de 6 de novembro.

O favorito Romney venceu em 21 Estados, incluindo Flórida, Ohio e Michigan, considerados áreas vitais para as eleições gerais. Santorum promete levar a disputa até a convenção republicana de agosto, caso Romney não consiga os 1.144 delegados necessários para ser designado o candidato. Romney tem, até o momento, pelo menos 550 delegados.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade