PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Santorum confirma favoritismo e vence primárias no Alabama

13 mar 2012 - 23h28
(atualizado em 14/3/2012 às 14h39)
Compartilhar

O ex-senador Rick Santorum é o vencedor das primárias realizadas nesta terça-feira no Alabama, dentro da disputa pela candidatura presidencial do Partido Republicano nos Estados Unidos. Trata-se do nono Estado onde Santorum obtém a vitória, após triunfar no último sábado no Kansas.

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

A contagem final aponta Santorum com boa vitória sobre Newt Gingrich, o segundo colocado: 34,5% (aproximadamente 214 mil votos) contra 29,3% (182 mil). Em terceiro lugar ficou o favorito geral Mitt Romney (29%, 180 mil), enquanto o veterano Ron Paul parou na quarta colocação (5%, 30 mil). Na contagem dos delegados, Santorum venceu aproximadamente um terço: 19, contra os 12 de Gingrich e os 11 de Romney.

Além de Alabama e Mississipi - com 50 e 40 delegados, respectivamente - também votam nesta terça-feira o Havaí, que concede 20 delegados, e Samoa Americana, que outorga outros nove, ambos em formato de caucus. A vitória do Alabama, que já era indicada por pesquisas prévias de opinião, tende a consolidar Santorum como o principal adversário do favorito e moderado republicano Romney. O ex-senador da Pensilvânia já chegara às primárias de hoje após um inspirador desempenho na Super Terça, quando ficou somente alguns Estados atrás do ex-governador do Massachusetts.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Santorum discursa para partidários após eleições prévias
Santorum discursa para partidários após eleições prévias
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade