PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

No principal duelo da noite, Romney derrota Santorum em Ohio

7 mar 2012 - 02h41
(atualizado às 03h15)
Compartilhar

Após constantes trocas de liderança por questão de poucos milhares de votos com Rick Santorum, Mitt Romney sagrou-se o grande vencedor das primárias de Ohio, palco do principal duelo da Super Terça republicana de 2012. O resultado final foi anunciado pelas agências e redes de televisão americanas por volta das 2h30 da madrugada de quarta-feira (horário de Brasília).

Romney discursa a seus eleitores em Boston; o ex-governador de Massachusetts venceu em Ohio
Romney discursa a seus eleitores em Boston; o ex-governador de Massachusetts venceu em Ohio
Foto: AFP

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

O resultado consolida Romney como o vencedor da Super Terça com triunfos em cinco Estados: Vermont, Virginia, Massachusetts, Idaho e Ohio. Santorum, que perdeu Ohio por pouco mais de 10 mil votos em apertados 38% a 37%, angariou três unidades federativas: Oklahoma, Tennessee e Dakota do Norte. A vitória em Ohio teria decretado um virtual empate entre os dois adversários republicanos.

O saldo final da Super Terça ainda não está decretado; os republicanos aguardam a contagem dos votos no Alasca, décimo Estado participante da grande noite das primárias. Mas a vitória em Ohio, além garantir maior número de Estados, dá provas da força eleitoral de Romney em um Estado instável, que historicamente varia nas suas tendências políticas. Não apenas uma vitória numérica, Ohio é também um triunfo em nome do potencial de Romney perante todo o eleitorado americano.

Isso não significa, no entanto, que a Super Terça deva ter como efeito a virtual nominação de Romney. O desempenho de Santorum, até mesmo sua derrota nos últimos minutos em Ohio, indica uma recuperação do ex-Senador e aponta, segundo a grande maioria dos observadores envolvidos no acompanhamento da Super Terça, para uma longa caminhada dos republicanos até a Convenção Partidária.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade