PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Romney ganha apoio do governador de Porto Rico

28 jan 2012 - 10h07
(atualizado às 10h35)
Compartilhar

O governador de Porto Rico, Luis Fortuño, manifestou nesta sexta-feira seu apoio ao pré-candidato republicano Mitt Romney em Orlando, onde vive grande parte da comunidade porto-riquenha, que representa a segunda maior comunidade hispânica da Flórida depois dos cubano-americanos.

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

"Apoio Mitt Romney como presidente dos Estados Unidos", disse Fortuño em um evento em Orlando (centro da Flórida), poucas horas depois de Romney ter prometido em Miami que apoiaria a anexação de Porto Rico.

Romney, que lidera com uma pequena vantagem as pesquisas na Flórida, se disse a favor de que Porto Rico se torne o estado número 51 dos Estados Unidos, caso os portorriquenhos aprovem a medida em um referendo não-vinculante que deve ser realizado este ano.

"Posso dizer a vocês que vou trabalhar com ele (Fortuño) para assegurar que, se esse voto for a favor da anexação, nós faremos o processo em Washington para dar essa condição a Porto Rico", prometeu Romney em uma entrevista coletiva à imprensa antes de participar da convenção da Rede de Liderança Hispânica (HLN, siglas em inglês), em Doral, cidade vizinha de Miami.

A apenas quatro dias das primárias na Flórida, os candidatos cortejam os hispânicos do Estado, que representam 22,5% da população. Em termos gerais, o eleitorado hispânico representa 13,1% dos eleitores registrados na Flórida, com cerca de 452 mil afiliados ao Partido Republicano, 564 mil ao Partido Democrata e por volta de 430 mil indecisos, que fazem deste estado um quebra-cabeça político complexo.

Entre os hispânicos, a comunidade cubanoamericana se identifica majoritariamente como republicana, a porto-riquenha - pelo menos um milhão no Estado -, conta com 15% de republicanos e mais de 20% de democratas, enquanto que 30% são independentes que votam dependendo do candidato.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Romney e Fortuño (dir.) fizeram campanha em Orlando na sexta-feira. Ao fundo, o senador americano John McCain
Romney e Fortuño (dir.) fizeram campanha em Orlando na sexta-feira. Ao fundo, o senador americano John McCain
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade