PUBLICIDADE

Mundo

EUA encontram destroços que parecem ser de cargueiro desaparecido nas Bahamas

1 nov 2015 - 00h56
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades dos Estados Unidos encontraram neste sábado o que parecem ser destroços do cargueiro "El Faro", desaparecido no dia 1º de outubro com 33 tripulantes nas Bahamas, uma das regiões afetadas pelo furacão Joaquín, informou a Junta Nacional de Segurança do Transporte dos EUA (NTSB, na sigla em inglês).

Os supostos destroços do navio, no qual viajavam 28 americanos e cinco poloneses, foram localizados graças a um sofisticado equipamento de sonar a 15 mil pés de profundidade (4.572 metros), informou a agência federal em um comunicado.

O alvo identificado pelo sonar é uma embarcação de carga de 790 pés (240,8 metros), que segundo mostram as imagens está em posição vertical e de uma só peça, especifica a nota.

As operações para confirmar que se trata da embarcação desaparecida, propriedade da empresa TOTE Marítime de Porto Rico, poderiam começar neste domingo e seriam realizadas com o veículo de controle remoto CURVE-21, que examinaria os destroços achados no fundo do oceano.

Se for comprovado que se trata da embarcação, este veículo de controle remoto começaria a captar imagens com uma câmera de vídeo para tentar recuperar a gravação das comunicações, conhecer dados da travessia e esclarecer o que aconteceu nas últimas horas da viagem.

A investigação se centra nas últimas comunicações entre o capitão do navio, Michael Davidson, e a companhia proprietária do mesmo, a fim de saber os motivos que levaram a embarcação a adentrar na zona de influência do furacão.

Essas operações poderiam demorar até 15 dias, embora com condições climatológicas adversas poderiam se prolongar durante mais tempo, assinala a NTSB.

Os primeiros resultados da investigação, publicados no dia 20 de outubro, revelaram que a embarcação zarpou de Jacksonville, na costa leste da Flórida, três horas depois que o Centro Nacional de Furacões (NHC) advertiu que a tempestade Joaquín provavelmente se transformaria em furacão um dia mais tarde, como assim foi.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade