PUBLICIDADE

Mundo

EUA desenvolvem o maior navio não tripulado do mundo

4 mai 2016 - 15h54
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos começaram a realizar os testes com o maior navio não tripulado do mundo, desenvolvido para fins militares. A embarcação de 39 metros de comprimento permite caçar submarinos inimigos sem um único marinheiro a bordo. As informações são do jornal inglês The Telegraph.

Apelidado como "Hunter Sea" ("caçador do mar" em português), o navio foi desenvolvido pela ala de pesquisas do Pentágono. A embarcação custou cerca de US$ 20 milhões de dólares (aproximadamente R$ 70,8 milhões de reais na cotação atual), considerado barato para os padrões dos militares norte-americanos e é capaz de navegar por conta própria por até três meses.

Maior navio não tripulado, produzido pelo setor de pesquisas do Pentágono
Maior navio não tripulado, produzido pelo setor de pesquisas do Pentágono
Foto: DARPA / Divulgação

O foco do teste desta semana foi a capacidade do navio de detectar outras embarcações e evitar colisões com elas. Essa versão de testes do Sea Hunter ainda conta com controladores humanos. Sua versão final contará com um sistema de inteligência artificial que realizará comandos conforme o "nível da missão", sem qualquer interferência humana. O comando da Marinha norte-americana apenas informará onde o navio deve ir e ele mesmo fará seu curso.

Caso avance à uma "zona de incerteza", o navio será capaz de detectar minas e submarinos inimigos através de um radar gama. O navio ainda não será armado e qualquer decisão e ataque a outra embarcação será tomada por humanos.

O projeto faz parte da estratégia do Pentágono em utilizar embarcações não tripuladas em grande escala, seja por ar, terra ou mar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade