PUBLICIDADE

África

EUA abastecerão aviões franceses em voo na ofensiva no Mali

27 jan 2013 - 00h52
(atualizado às 04h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos abastecerão em voo aviões franceses durante a operação militar no Mali, informou neste sábado o Departamento de Defesa americano em comunicado. A decisão do Pentágono aconteceu depois da conversa por telefone mantida entre o secretário de Defesa, Leon Panetta, e o ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, como continuação da que tiveram os presidentes de ambos os países, diz o comunicado.

Mali: golpe, terrorismo e intervenção

Entenda os interesses da França no Mali

Fotos: veja a intervenção francesa no Mali

Nele, lido pelo porta-voz do Pentágono, George Little, se indica que Panetta informou a Le Drian que o Comando dos EUA na África "apoiará o Exército francês mediante missões de abastecimento em voo enquanto continuarem as operações (militares) no Mali". Na conversa entre ambos os ministros, assinala o comunicado, também foram abordados planos por parte dos EUA de "transportar tropas de nações africanas, incluindo Chade e Togo, para apoiar as operações internacionais no Mali".

Panetta ressaltou a "firme liderança" da França neste assunto e insistiu nos recentes "sucessos" militares "que forçaram a retirada dos terroristas". Le Drian, segundo a versão do Pentágono, agradeceu aos EUA o "troca de informação, planejamento e transporte estratégico" de centenas de militares e toneladas de material para a área do conflito.

Panetta e Le Drian trataram igualmente sobre o apoio americano aos esforços da comunidade internacional para "impedir que os terroristas disponham de um refúgio seguro no Mali". Os dois ministros acertaram se manter em permanente contato enquanto continuarem as "operações agressivas contra as redes terroristas no Mali", conclui o comunicado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade