PUBLICIDADE

Mundo

Estátua de 2 mil anos do deus grego Apolo é encontrada na Faixa de Gaza

Um pescador da região disse ter retirado a escultura de 500 kg do mar em agosto de 2013

11 fev 2014 - 20h49
Compartilhar
Exibir comentários

Perdida durante décadas, uma rara estátua de bronze do deus grego Apolo ressurgiu misteriosamente na Faixa de Gaza, de onde foi recolhida pela polícia e desapareceu novamente, de acordo com o The Guardian. A descoberta passou a povoar o imaginário do mundo da arqueologia, mas a polícia não declarou qual será o destino da peça ou se ela será exposta.

Estátua foi rapidamente apreendida pela polícia local
Estátua foi rapidamente apreendida pela polícia local
Foto: Getty Images

Um pescador da região disse ter retirado a escultura de 500 kg do mar em agosto de 2013, e levou-a para casa em uma carroça, sem desconfiar do seu significado.

Entretanto, a estátua apareceu à venda no site eBay com o preço de US$ 500 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) – bem abaixo de seu valor real. A polícia do grupo islâmico Hamas, que controla o território palestino, rapidamente apreendeu a peça e declarou que investiga o caso.

Arqueólogos não conseguiram por as mãos em Apolo, mas divulgaram algumas fotos da divindade intacta. Para eles, a estátua teria sido feita entre o 5º e o 1º século Antes de Cristo – cerca de 2 mil anos. “É muito, muito raro encontrar uma estátua que não tenha sido feita nem de mármore, nem de pedra, mas de metal”, disse Jean-Michel de Tarragon, historiador da Escola Arqueológica de Jerusalém.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade