PUBLICIDADE

Estados Unidos

WikiLeaks: Uribe compara Chávez a Hitler

11 dez 2010 - 12h01
(atualizado às 13h49)
Compartilhar

A Revolução Bolivariana que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tenta empreender no país é vista pelo ex-líder colombiano Álvaro Uribe como "uma ameaça comparável à de Hitler na Europa", apontam dados revelados pelo site WikiLeaks.

A informação divulgada pelo site e publicada na Espanha pelo jornal El País indica que Uribe fez a comparação durante uma reunião com sete senadores dos Estados Unidos e a equipe diplomática da embaixada americana em Bogotá, segundo uma correspondência secreta datada de 2007.

Em outro telegrama, o ex-presidente colombiano destaca que Chávez poderia usar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "como sua milícia dentro da Colômbia para derrubar seu Governo democrático".

Os documentos secretos divulgados pelo WikiLeaks demonstram o "interesse americano em adentrar na identidade" de Chávez, cujo projeto político, dizem, desaparecerá se ele perder o poder.

Um dos relatórios enviados ao Departamento de Estado descreve a opinião de um psiquiatra, Roberto De Vries, que avalia as privações do governante durante sua infância para justificar "seu medo à rejeição e ao anonimato".

Chávez é "uma mistura de alguém com sonhos imperiais", disse Uribe ao embaixador americano, segundo o WikiLeaks.

EFE   
Compartilhar
Publicidade