PUBLICIDADE

Estados Unidos

Viúva de suspeito morto em Boston se torna testemunha chave

22 abr 2013 - 10h20
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Katherine Russell no anuário escola (esq.) e buscando seus pertences em casa, após a morte do marido
Katherine Russell no anuário escola (esq.) e buscando seus pertences em casa, após a morte do marido
Foto: Daily Mail / Reprodução

Tamerlan Tsarnaev, o jovem de origem chechena suspeito pelos atentados na Maratona de Boston no dia 15 de abril e morto após perseguição policial dias depois, deixou mulher e filha americanas. Katherine Russell era uma estudante de 21 anos quando abandonou a faculdade, se casou e engravidou. Ela agora é testumunha chave na investigação que tenta determinar as motivações que podem ter levado os irmãos Tsarnaev ao posto de principais suspeitos pelo ataque.

Filha de um médico e uma enfermeira que cresceu em uma família católica de Rhode Island, Katherine estudava na Suffolk University, em Boston, quando conheceu Tamerlan. A detenção dele por agredi-la, em 2009, não pôs fim à relação. Em interrogatório policial ela, inclusive, afirmou que o marido "era um homem muito bom". Além da rotina de estudante pela vida em família, Katie, como era chamada pelos amigos, trocou outros hábitos. Converteu-se ao islamismo, religião do marido, e passou a usar roupas diferente e um véu cobrindo os longos cabelos castanhos.

"Nenhum de nós poderia imaginar que ela se casaria tão jovem, abandonaria a faculdade e teria um bebê, se converteria (ao islamismo) ou faria parte de nada disso", disso um antigo colega não identificado ao Daily Mail.

Katherine voltou à casa em Cambridge onde vivia com o marido e a filha apenas para buscar alguns pertences. Ela agora está com os pais, que no fim de semana deram uma declaração sobre os últimos acontecimentos. "Nós não podemos compreender como essa horrível tragédia ocorreu. Após o dia de horror, sabemos que nunca conhecemos Tamerlan Tsarnaev. Nossos corações estão enojados com todo o horror que ele causou"

Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, foi morto durante perseguição policial
Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, foi morto durante perseguição policial
Foto: AP

A polícia tenta descobrir se a jovem conhecia os planos do marido e do cunhado, Dzhokhar Tsarnaev, 19 anos, hospitalizado em estado grave, depois de ter sido encontrado pela polícia escondido em um barco, após 22 horas de uma caçada que mobilizou 9 mil homens e repercutiu em todo o mundo.

Os irmãos de origem chechena são apontados pela polícia americana como os dois únicos suspeitos do atentado que matou três pessoas e feriu cerca de 180 na segunda-feira passada, durante a Maratona de Boston.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade